Trabalho de aluno da UFABC recebe indicação da SBC
No trabalho, Trambaiolli aplica cálculos computacionais no diagnóstico do Alzheimer pelo exame de eletroencefalograma . Primeiramente, são inseridos na máquina dados a respeito das variações de impulso que caracterizam a doença, formando um histórico de diagnósticos do Alzheimer na máquina. A partir daí, o computador terá as condições necessárias para apontar a existência da doença no exame. Testes demonstraram que o índice de acerto da técnica utilizando os parâmetros desenvolvidos por Trambaiolli é similar ao de um médico experiente - 83%.
O uso de tais parâmetros - chamados tecnicamente de coerência - na análise de eletroencefalogramas é uma ferramenta que vem mostrando cada vez mais sua validade e confiabilidade. O trabalho estudou diferentes combinações de eletrodos para gerar coerências e também diferentes combinações de coerências, que foram então empregadas como entradas para uma técnica de Aprendizado de Máquina, as Máquinas de Vetores de Suporte - Support Vector Machines
"Foi uma honra ser um dos escolhidos. Quando fiz o projeto, estava no primeiro ano e concorri com alunos mais experientes de cursos de computação. Espero receber essa indicação mais vezes".
Assessoria de Comunicação e Imprensa
28/5/2009
Redes Sociais