Página inicial > Notícias > Trabalho de professor da UFABC revisa teoria de ondas não difrativas

Trabalho de professor da UFABC revisa teoria de ondas não difrativas

Publicado: Quinta, 05 de Fevereiro de 2009, 12h44
Um trabalho do professor Michel Zamboni, escrito em parceria com o professor Erasmo Recami, da Universidade de Bérgamo, na Itália, faz uma revisão da teoria de ondas não difrativas, também conhecidas como ondas localizadas.  Essas ondas, que podem ter a forma de feixes ou pulsos, são capazes de resistir aos efeitos da difração e dispersão por longas distâncias, mantendo o formato espacial enquanto se propagam.  Tal característica proporciona às ondas localizadas importantes aplicações em áreas como medicina, comunicações seguras, óptica, ondas eletromagnéticas em geral e mecânica quântica.

Um capítulo de 121 páginas sobre o assunto será publicado em março deste ano em um livro da série "Advances in Imaging and Electron Physics" (volume 156) pela editora Elsevier. Nele Zamboni desenvolve o histórico das ondas não difrativas, passando para uma formulação mais geral da teoria, incluindo tópicos como focalização espaço-temporal de pulsos não difrativos, pulsos não difrativos em meios materiais, ondas subluminais e modelamento espacial de feixes ópticos. Os resultados apresentados fazem parte das pesquisas desenvolvidas por Zamboni ao longo dos últimos anos.

O volume pode ser adquirido em livrarias nacionais que trabalham com títulos importados e sites como os da Amazon e Barnes and Noble. O preço médio do livro é US$ 215.

5/2/2009