UFABC busca apoio parlamentar para mitigar a crise financeira
Nas últimas semanas, o Reitor Klaus Capelle tem realizado uma série de encontros com parlamentares a fim de expor a preocupante situação orçamentária das universidades federais, em especial da Universidade Federal do ABC. Essas reuniões têm como objetivo a solicitação emergencial de apoio no sentido de viabilizar emendas que permitam a complementação da verba necessária para a manutenção das atividades universitárias de maneira minimamente satisfatória. Neste sentido, foram realizadas as seguintes articulações:
1. No dia 29/09, o Reitor Klaus Capelle reuniu-se com o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), atual presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O Reitor, que também é presidente da Comissão das Novas Universidades da ANDIFES, apresentou ao Deputado a situação das novas universidades federais em geral, e da UFABC em particular, solicitando seu apoio na aprovação de emendas parlamentares para recuperação orçamentária dessas instituições.
2. A convite do Deputado Arnaldo, o Reitor apresentou essas questões em reunião plenária da Comissão de Educação, em Brasília. Essa apresentação aconteceu no dia 05/10 (foto 1) e foi precedida de uma reunião de trabalho da Comissão das Novas Universidades (foto 2). O Reitor expôs aos deputados um panorama das universidades brasileiras, com destaque para as novas universidades federais, e solicitou à Comissão a aprovação de um pedido de emenda coletiva feito pela Andifes, visando recursos complementares de custeio e capital para as 63 universidades federais, com prioridade para as mais novas, que não receberam recursos do Reuni, incluindo a UFABC.
3. Após a reunião com o plenário da Comissão de Educação da Câmara, o Reitor encontrou o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Informática e Comunicação da Câmara, Deputado Alexandre Leite (DEM/SP), e o Deputado Izalci (PSDB/DF), e apresentou-lhes um pedido de uma emenda parlamentar de comissão para liberar recursos para laboratórios multiusuários e infraestrutura científica (foto 3). Assim como na reunião anterior, essa solicitação fora alinhada com a presidência da Andifes, visando à contemplação de todas as universidades federais, com prioridade para aquelas com atividades científico-tecnológicas, como a UFABC.
(Foto 1)
(Foto 2)
(Foto 3)
A receptividade de todos os parlamentares foi muito grande, no entanto, a liberação efetiva dos recursos solicitados depende ainda de votações das referidas comissões, bem como da aprovação pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO.
A Reitoria acompanhará a tramitação e continua empenhada na construção de apoio suprapartidário para a UFABC e o ensino superior.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais