UFABC conquista a maioridade
Em 11 de setembro de 2006, a UFABC recepcionava os primeiros estudantes da instituição. Naquele dia, cerca de 500 discentes ingressaram num projeto de educação inédito e extremamente inovador. Uma proposta sem precedentes no Brasil, com base na oferta de ensino interdisciplinar com foco na promoção de uma educação de excelência.
Certamente, muitos dos que pisaram aqui naquele dia, e pela primeira vez, não tinham ciência do patrimônio nacional que ajudariam a construir. Foram milhares de desafios diários. Afinal, não chegamos para ser mais uma, mas sim para ser A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, ou a Universidade Federal dos “ABCs”: o ABC da região que tanto demandava ensino público superior e o ABC da Academia Brasileira de Ciências, que defendia uma reforma urgente no modelo educacional tradicional.
E foi naquela segunda-feira, há 18 anos, que demos um importante passo para a construção da história dessa Universidade que, hoje, é considerada uma das mais relevantes instituições de ensino superior e pesquisa do país. Foram anos de muitas lutas que tornaram a UFABC protagonista na defesa da educação, da pesquisa e do pensamento crítico, construindo seu caminho sob valores como: inclusão, justiça social e diversidade. A maioridade chegou e, com ela, pudemos amadurecer e evoluir em vários aspectos, que nos permitem comemorar essa data com muito orgulho.
E como bons acadêmicos que somos, cabem aqui alguns dados.
Hoje somos:
- Mais de 16 mil estudantes de graduação;
- Mais de 2 mil estudantes de pós-graduação stricto sensu;
- Mais de 340 funcionários terceirizados, quase 800 servidores técnico-administrativos e mais de 850 docentes.
- Lançamos mais de 2.500 produções bibliográficas e técnicas apenas em 2023.
Tais números, em conjunto com os destaques alcançados em rankings nacionais e internacionais, fazem da nossa história um caso de êxito singular.
Começamos grandes em nossos desafios, e nos tornamos grandes em nossas conquistas.
Parabéns a todos nós!
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais