UFABC cria as cotas para Pessoas com Deficiência a partir de 2014
O Conselho Universitário da UFABC aprovou, em 24 de setembro, a resolução que amplia as ações afirmativas já existentes na Universidade, com a criação das cotas (reserva de vagas) para Pessoas com Deficiência que pretendem estudar na instituição, já a partir do processo seletivo de 2014.
Trata-se de um importante instrumento de inclusão social que deverá contribuir para o combate ao preconceito e às barreiras atitudinais ainda existentes na sociedade brasileira.
Em 2014 será reservado 1% das vagas oferecidas e chegará a 5% em 2018, com cerca de 100 ingressantes por ano a partir daí.
Esta mesma resolução reconheceu a necessidade de criar as condições de permanência e sucesso acadêmico destes estudantes com o estabelecimento de diversas medidas, como a criação de uma bolsa para estes alunos e a seleção de monitores para o acompanhamento de suas atividades acadêmicas.
A UFABC mais uma vez reafirma que pretende ser reconhecida como instituição de excelência acadêmica, mas com a marca clara da inclusão social, e contribui para que Universidade pública brasileira esteja comprometida em garantir a continuidade da escolarização de todos os brasileiros nos níveis mais elevados do ensino formal.
Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas
Redes Sociais