UFABC cria especialização para profissionais de educação especial e inclusiva
A Universidade espera oferecer a partir do segundo quadrimestre de 2019 a primeira turma da “Especialização e Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva”. A confirmação da oferta aguarda a aprovação do programa em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em formato semipresencial, o curso pretende atender a demandas impostas por marcos legais da educação especial e inclusiva no Brasil, que implicam a reestruturação das práticas pedagógicas da educação especial em sala de aula comum.
A proposta pedagógica fornece subsídios teóricos e práticos para instrumentalizar professores e profissionais que trabalham diretamente com a educação especial e inclusiva, por meio da construção de conhecimentos científicos, relacionados com práticas pedagógicas, elaboração de material didático e atitudes sociais favoráveis ao processo inclusivo. O objetivo será formar educadores capazes de disseminar práticas sociais que valorizem e respeitem a diversidade, garantindo a inclusão escolar de estudantes historicamente excluídos do ensino regular.
O conteúdo do programa se dividirá em três eixos de formação. O primeiro se concentrará na construção do conhecimento com foco no domínio do método científico e de referenciais teóricos e éticos sobre educação especial e inclusiva. Essa frente contará com estudo das práticas pedagógicas, revisão bibliográfica e participação em atividades de divulgação científica. O segundo eixo tratará dos módulos específicos referentes ao público-alvo da educação especial e o terceiro versará sobre o preparo à docência em atividades elaboradas pela coordenação do curso, consideradas como prático-pedagógicas.
A “Especialização e Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva” foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFABC em agosto com expectativa de oferecer 150 vagas. O curso terá carga de 410 horas/aula e será realizado de forma semipresencial ou presencial em encontros que ocorrerão aos finais de semana, especialmente aos sábados.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais