Página inicial > Notícias > UFABC debate o acesso ao ensino superior no III Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 17h46

A Universidade Federal do ABC participou, entre os dias 04 e 07 de setembro, do III Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior, o FNAES, realizado na UFVJM, em Diamantina-MG. O Fórum foi organizado por Instituições públicas de Ensino Superior e pela Rede de Educação Profissional e Tecnológica para discutir temas que envolvem os processos seletivos, bem como o reflexo dessas ações na matrícula, na permanência e egresso de seus estudantes.

O encontro contou com a participação de representantes das Instituições públicas de ensino superior e também do Governo, por meio da participação do secretário de Educação Superior substituto, Adilson Carvalho, que representou a Pasta nas mesas-redondas: “Sisu 2024: panoramas, desafios e avanços” e “Nova Lei de Cotas: distribuição, remanejamento e preenchimento das vagas”. Segundo declaração de Carvalho publicada no portal do MEC “É importante que o Sisu seja visto como política de Estado e voltada a assegurar a educação superior como um instrumento de transformação social no Brasil”. Ressaltou, também, que “Um dos principais desafios nesse debate é fortalecer a democratização do acesso às universidades públicas, ampliando a participação de estudantes de diferentes perfis”.

ufabc debate o acesso ao ensino superior no iii forum nacional de acesso ao ensino superior thumb 02

O Pró-reitor Adjunto de Graduação da UFABC, prof. Dr. Marcelo Caetano, esteve presente representando a Universidade e também o Colégio de Pró-Reitores de Graduação da ANDIFES, um dos mais importantes espaços de discussão e deliberação sobre assuntos relacionados à graduação atualmente. Sobre o Fórum desse ano, Marcelo lembra que “Um dos temas tratados no fórum foi o desafio comum que as instituições públicas de ensino superior têm enfrentado, nos últimos anos, de preenchimento de vagas de ingresso de discentes, em especial via SiSU. A Universidade Federal do ABC, ao participar da discussão, pôde compartilhar suas políticas e estratégias de sucesso, ao mesmo tempo em que poderá se inspirar com ações e iniciativas compartilhadas por outras instituições”.

A UFABC esteve representada também por Rail Ribeiro, servidor da Pró-reitoria de Graduação, que destacou a importância desse espaço de discussão, uma vez que permite um amplo debate e troca de experiências entre servidores que operam as normas, procedimentos, processos e sistemas no dia-a-dia das suas respectivas Universidades. Rail destaca que “o convívio durante o Fórum proporcionou uma troca de experiências enriquecedora, em que boas práticas foram compartilhadas, bem como os desafios e as dificuldades, permitindo que questionamentos fossem encaminhados ao MEC e a outras instâncias com mais embasamento e peso”.

ufabc debate o acesso ao ensino superior no iii forum nacional de acesso ao ensino superior thumb foto 01

Sobre o FNAES

O FNAES discute políticas públicas, metodologias, tecnologias voltadas para o ingresso de alunos em cursos técnicos e de graduação dessas instituições, além de promover o debate em torno do acesso e evasão. Este ano, em sua terceira edição, foi organizado em parceria entre a UFABC, a UFF, a UFVJM, o Cefet/MG, o IFAM, o IFRN e o IF Sudeste MG.

O Fórum é o fruto dos encontros regionais iniciados na década de 1980, em especial o SAESUNN - Seminário de Acesso ao Ensino Superior do Norte/Nordeste. Posteriormente, os Seminários Regionais existentes foram congregados no SAES - Seminário de Acesso ao Ensino Superior. No 11º SAES em 2016, realizado na Universidade Federal do ABC - UFABC, foi deliberada a criação do Fórum.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC