UFABC debate os grandes desafios de século XXI no I Congresso Internacional em Economia Política Mundial
A Universidade Federal do ABC realizou, entre os dias 29/10 e 01/11, no Campus de São Bernardo o “I Congresso Internacional em Economia Política Mundial - Transição sistêmica no século XXI: Desafios para o Brasil e o Sul global”. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (PPG-EPM) da UFABC, o Congresso foi planejado com o objetivo de estimular a pesquisa interdisciplinar sobre os grandes desafios do desenvolvimento no século XXI a partir de uma perspectiva histórica regionalmente situada e ao mesmo tempo sistêmica.
A abertura do Congresso contou com a participação do professor Charles Murphy, pró-reitor de Pós-Graduação da UFABC, representando a reitoria da Universidade, além das participações da professora Maria Carlotto, Coordenadora do PPG-EPM, do professor Paris Yeros, Vice coordenador do Programa e de Tatiane Watanabe, doutoranda do PPG-EPM.
Em sua fala, Chales ressaltou que “a concretização do Congresso sendo realizado aqui neste espaço, dialoga muito propriamente com o que a gente entende que deva ser pós-graduação. A interdisciplinaridade tem sido discutida na pós-graduação, inclusive nas áreas disciplinares, como sendo a diretriz fundamental que os programas precisam seguir. E o PPG-EPM, que já nasce dentro do comitê de área interdisciplinar, mostra de forma muito clara que é possível enfrentar problemas por múltiplas visões, maneiras e frentes de discutir esse objeto.”
Maria Carlotto lembrou, em seu discurso, “que a história do PPG-EPM passa por um diagnóstico de que as ciências sociais no Brasil, particularmente, se caracterizavam, historicamente, por um forte euro-centrismo, que tem a ver com a formação das nossas universidades.” Segundo a professora, “Se lê poucos autores do Sul e a abordagem que predominava era a abordagem muito centrada em referências do norte global. A contribuição do Programa viria, então, para trazer novas referências e, mais que isso, para ser inovador e interdisciplinar, precisaria ter como característica principal uma perspectiva de estudar sistematicamente os continentes do sul global.”.
Após a cerimônia de abertura, ocorreu a Conferência de Abertura “Recomposición del orden geopolítico mundial y su impacto en la economia mexicana e latino-americana”, ministrada pelo professor Juan Arturo Guillén Romo , da Universidad Autónoma Metropolitana – Iztapalapa, do México.
Para assistir à Cerimônia inicial do Congresso, bem como a Conferência de Abertura na íntegra, acesse o link: I Congresso Internacional de Economia Política Mundial | Conferência de abertura
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais