UFABC já possui 52 iniciativas de combate à pandemia da Covid-19
A comunidade universitária da UFABC está mobilizada na luta contra a Covid-19 e os efeitos diretos e indiretos da pandemia. No momento, a Universidade está envolvida em 52 projetos, sendo que 34 já possuem algum grau de implementação. Esse número é dinâmico. Há iniciativas que dependem exclusivamente de recursos da instituição e, portanto, podem ser desenvolvidas com maior facilidade. Em outros casos, projetos mais complexos podem depender de financiamento externo, fornecimento de materiais ou aprovação de órgãos reguladores nas três esferas públicas. Alguns projetos podem se fundir, outros, desdobrar-se.
Para tratar dessas ações foi criado o Comitê da UFABC contra o Coronavírus (Covid-19), porta de entrada de projetos e instância responsável pela busca de recursos no âmbito de instituições públicas e organizações privadas.As propostas foram apresentadas por professores, alunos e técnicos administrativos da UFABC e abrangem diversas áreas de intervenção, classificadas em: produção de materiais, prestação de serviços, e pesquisa.
A essas 52 iniciativas somam-se mais três projetos cuja gestão está no âmbito da Reitoria, em função das articulações institucionais que demandam. Em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC serão produzidos testes de biologia molecular para identificação da contaminação de pessoas pelo novo coronavírus. No espaço do ginásio de esportes da UFABC, está sendo montado, pela Prefeitura de Santo André, um hospital de campanha com aproximadamente 100 leitos. A Universidade também prepara a produção de álcool em gel, que irá abastecer o Hospital Estadual Mário Covas e o referido hospital de campanha.
Por fim, a UFABC liderou a formação de uma frente de ação articulada com diversos atores regionais. Participam da iniciativa dirigentes e gestores da Universidade Metodista de São Paulo, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, do Instituto Mauá de Tecnologia, do Centro Universitário FEI, do Centro Universitário Fundação Santo André, da Faculdade de Medicina do ABC, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, do Grupo de Vigilância Sanitária da Região (GVS VII) e do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde.As ações da Universidade e das entidades relacionadas englobam os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.
Outras iniciativas estão em discussão, e a UFABC receberá, em fluxo contínuo, novas proposições de sua comunidade para o combate à pandemia do novo coronavírus, quer sejam por iniciativa exclusivamente interna, ou em parceria com atores externos. #NósPeloBemComum
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais