UFABC lança incubadora para negócios tecnológicos voltados ao mercado
A Agência de Inovação da UFABC lançou no último dia 15 a Incubadora Tecnológica UFABC (iT UFABC) em encontro ocorrido no Campus Santo André. O objetivo dessa iniciativa é criar na Universidade um local de referência para o desenvolvimento de negócios tecnológicos voltados ao mercado. A modalidade de atuação será a não-residente, na qual o empreendedor usufrui apenas de serviços prestados sem se instalar fisicamente na incubadora.
A iT UFABC oferecerá aos participantes capacitação nas disciplinas necessárias para a definição do modelo e do plano de negócio, auxílio de monitores nas diferentes etapas de desenvolvimento do projeto e realizará oficinas para trabalho com questões específicas. Os empreendedores contarão também com especialistas para sanar dúvidas técnicas e acompanhar o andamento do trabalho.
Podem se inscrever pessoas físicas, representantes de empresa estabelecida, e as que tenham um negócio/projeto pré-operacional (empresa não formalizada). Os critérios de seleção levam em conta o grau de Inovação e criatividade do produto, processo ou serviço; a viabilidade tecnológica; o potencial de mercado; a maturidade da solução e a qualificação da equipe.
Nessa fase inicial de funcionamento, A iT UFABC aceitará cinco propostas empreendedoras para desenvolvimento ao longo de seis meses. Ao final da incubação, os participantes deverão entregar um Plano de Negócios sumarizado do empreendimento proposto e apresentar uma Elevator Pitch (apresentação rápida) à banca avaliadora. O prazo de recebimento das inscrições é 10 de março e o início das atividades do programa de incubação será em 3 de abril.
O programa de incubação da UFABC conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Mais detalhes estão disponíveis no Edital de Chamada Pública, disponível no sítio da incubadora.
Palestra
A primeira atividade do encontro de lançamento da iT UFABC foi uma palestra de Paulo Lemos, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador da área de empreendedorismo e inovação. Segundo ele, a interação entre os ramos da inovação/empreendedorismo e da educação/pesquisa tem crescido muito nos últimos anos como um movimento global.
Durante sua apresentação, Lemos lembrou que o empreendedorismo e a inovação sempre serão atividades secundárias em uma instituição voltada à pesquisa, mas destacou que as principais universidades do mundo mantêm, de forma consistente, atividades e iniciativas focadas nesse setor.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais