UFABC participa de Evento Nacional da Rede ANDIFES Idioma Sem Fronteiras
Encontro discutiu formação de professores, justiça social e gestão de ações institucionais.
A UFABC participou do Encontro Nacional Rede Andifes IsF 2024, entre os últimos dias 30 de outubro e 1 de novembro, em Aracaju. As professoras Angela Fushita e Bianca Garcia e a bolsista Carolina Árabe representaram a Universidade no evento. As docentes fazem parte do NETEL (Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas). Carolina Árabe é estudante da Pós-Graduação, do Programa de Relações Internacionais.
Sob o tema da justiça social, o encontro promoveu o diálogo e a articulação entre as ações de fomento à proficiência linguística das instituições e a Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras. As sessões que compuseram a programação do evento tiveram como tema também a formação de professores. A UFABC usou a oportunidade para fortalecer o seu papel na promoção da internacionalização e inclusão.
“Apresentações e debates sobre educação das relações étnico-raciais, justiça social e a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em projetos educacionais ampliaram nossa perspectiva para desafios e possibilidades institucionais”, afirmou Garcia.
“O contato direto com acadêmicos e gestores de várias universidades do país trouxe novos horizontes de colaboração, reforçando a visibilidade da universidade e o alinhamento de nossas práticas com as melhores iniciativas nacionais”, completou.
De acordo com a professora, a participação proporcionou um espaço fértil para a reflexão e inovação pedagógica que beneficiará diretamente os estudantes e a comunidade acadêmica em geral.
“Além disso, a troca de experiências com outras instituições mostrou a importância de fortalecer nossa oferta de idiomas, alinhando-a a métricas de justiça social e às diretrizes dos ODS”, disse Garcia.
A interação com outros núcleos de idiomas e a exposição a diversas metodologias, como a integração com embaixadas e centros culturais, segundo ela, possibilitarão a construção de um ambiente de ensino mais inclusivo e interconectado. “Essa abordagem ampliará o engajamento dos estudantes com temas globais e sociais, preparando-os para se tornarem cidadãos conscientes e atuantes em um mundo multicultural”, afirmou.
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais