UFABC promove campanha sobre o uso de máscaras PFF2 e N95 e atualiza protocolos de biossegurança para aulas presenciais
Conheça as atualizações dos protocolos de acesso e permanência nos campi da Universidade.
A maior parte dos casos recentes de COVID-19 registrados no Brasil têm sido causada pela nova variante ômicron, mais contagiosa em comparação às outras cepas da doença.
A ômicron possui alta taxa de transmissibilidade, por isso é preciso atenção redobrada aos cuidados e medidas preventivas e de segurança.
Neste momento de retomada das atividades presenciais na Universidade, conforme a Portaria da Reitoria nº 2093/2021 e a Portaria da Reitoria Nº 2213/2022, é obrigatório o uso de máscaras de alta filtragem (tipo PFF2 ou N95) em todos os espaços dos campi da UFABC.
Nos laboratórios didáticos e de pesquisa é explicitamente proibida a entrada e permanência de pessoas que não estejam utilizando corretamente as máscaras de alta filtragem.
As máscaras PFF2 e N95 possuem vantagens adicionais e são mais seguras em comparação aos outros tipos, como as máscaras de tecido e as de TNT. Os modelos exigidos pela UFABC, além da maior capacidade de filtragem, possuem alças de ajustes que permitem uma vedação melhor e se adaptam de forma correta ao rosto.
Nas máscaras PFF2 e N95 é possível encontrar uma numeração chamada CA (Certificado de Aprovação), que indica que aquele é um EPI (equipamento de proteção individual) e, portanto, passou por testes e encontra-se aprovado para o uso e comercialização.
Conforme determinação da ANVISA (Norma Técnica 05/2020), as máscaras PFF2 e N95 podem ser utilizadas mais de uma vez. No entanto, máscaras úmidas, sujas, rasgadas, amassadas, com vincos ou que não ofereçam mais a vedação correta devem ser imediatamente descartadas. A periodicidade para troca dependerá do uso e das condições de cada máscara.
Algumas peças da campanha sobre a utilização de máscaras PFF2 e N95.
Esta medida de segurança considera os últimos boletins epidemiológicos e as recomendações do Núcleo de Monitoramento e Testagem da UFABC.
Atualização nos protocolos de biossegurança das atividades didáticas presenciais da graduação e da pós-graduação
Em função da orientação ao retorno presencial, em 07 de dezembro de 2021, a Reitoria publicou a Portaria da Reitoria nº 2103/2021, que orienta a comunidade acadêmica sobre a necessidade de cumprimento dos protocolos de biossegurança durante a realização das atividades didáticas presenciais, tanto na graduação como na pós-graduação.
Em 04 de março de 2022, os protocolos de biossegurança foram atualizados. A principal alteração informa que não é mais necessário suspender as aulas das turmas em que houver confirmação de caso positivo de COVID-19. Nessa situação, apenas a pessoa que testou positivo deverá se afastar por 10 dias, se sintomática, ou por 7 dias se assintomática.
Com o intuito de orientar a comunidade universitária, a UFABC criou também uma página com perguntas e respostas sobre o retorno às atividades presenciais.
Vai à UFABC?
- Preencha o formulário de acesso ao campus uma única vez por quadrimestre.
- Verifique se você faz parte da composição do Grupo Ampliado de Risco. Caso tenha alguma das condições da lista, é recomendado que você não compareça à Universidade.
- Ao chegar na UFABC, retire um kit de testagem para SARS-CoV-2 e siga as instruções para a autocoleta.
- Se precisar ir à UFABC mais de uma vez na mesma semana, faça o teste para SARS-CoV-2 apenas uma vez a cada 7 dias.
- Respeite os protocolos de biossegurança.
Confira a lista completa dos protocolos de biossegurança e outras informações nos links abaixo:
- Protocolos de biossegurança das atividades didáticas presenciais
- Plano de retomada gradual das atividades presenciais
- Passaporte vacinal: Retorno das aulas presenciais requer apresentação de comprovante de vacinação
- Monitoramento e testagem coronavírus (SARS-CoV-2) na UFABC
- Autocoleta para testagem coronavírus (SARS-CoV-2) na UFABC
Atualização em 05/04/2022: Plano de retomada gradual das atividades presenciais SUSPENSO por resolução do Conselho Universitário.
Ampliação de retorno presencial na Universidade a partir de junho de 2022
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais