Página inicial > Notícias > UFABC promove debate sobre políticas públicas de esporte e lazer em Simpósio realizado na Região do ABC

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2024, 15h05

simposio esporte e lazer 2024 abc

Entre os dias 25 e 27 de setembro acontece o 6º Simpósio de Esporte e Lazer do Grande ABCDMRR: Construindo as bases para o bem viver, uma realização da Universidade Federal do ABC em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo, a Secretaria de Esporte e Prática Esportiva de Santo André, a Secretaria de Esporte e Lazer de Diadema e o Sesc Santo André.

O objetivo é estreitar ainda mais os laços entre as cidades da Região, fortalecendo as iniciativas que estimulam a gestão em redes, ampliando a diversidade e o debate em torno das questões relacionadas ao esporte e lazer no ABC. O Simpósio tem a pretensão de ser um espaço para o contato com pesquisadores e docentes das universidades da região, promovendo o compartilhamento de conhecimento por meio da apresentação de trabalhos, palestras oficinas e plenárias. Com isso, se espera uma ampla troca de conhecimentos sobre as práticas, buscando consolidar o acesso ao esporte e ao lazer.

A concepção do “Bem Viver” é tema central do evento desse ano e é também uma das diretrizes do atual Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC, conforme lembra o Prof. Pedro Maneschy, Chefe da Seção de Esporte e Lazer da PROAP “No PDI, a perspectiva do Bem Viver é destacada no tópico ‘Construindo as Bases para o Bem Viver’, especialmente na seção ‘Ocupação e Apropriação dos Espaços da Universidade’, que abrange políticas de cultura, arte, saúde, esporte, lazer e meio ambiente”.

Pedro afirma que o compromisso da UFABC com o esporte e lazer evita olhar para essas atividades apenas como competição, mas sim como oportunidade para participação cultural e educação integral. Reforça que na Universidade “O lazer é valorizado como um tempo dedicado ao descanso, ao divertimento e ao cuidado pessoal e social, contribuindo para a qualidade de vida de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos”.

O desafio lançado para esse 6º Simpósio visa a promoção contextualizada e crítica dos tempos-espaços das práticas corporais, esportivas e de lazer. Nesse sentido, é crucial que as políticas públicas de Esporte e Lazer levem em consideração as disparidades existentes em termos de oportunidade, acesso e permanência, atentamente observando diversidade etária, de gênero, étnico-racial, de classe social. Esta edição se apoiará nos princípios de inclusão, diversidade e equidade, reconhecendo e enfrentando as barreiras que impedem a participação plena de todas as pessoas.

O evento ocorre presencialmente no SESC Santo André contará com a apresentação de servidores e alunos na exposição de trabalhos relacionados à temática. A programação completa pode ser acompanhada no site: sescsp.org.br/projetos/simposio-de-esporte-e-lazer-do-abcdmrr/

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC