Página inicial > Notícias > UFABC recebe evento voltado à internacionalização e cooperação científica com a Europa

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 11h38

notcia ari interna 03 10 2024

A Universidade Federal do ABC (UFABC) sediou evento voltado à internacionalização e à cooperação científica entre o Brasil e a União Europeia nos últimos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

Organizado pela Associação de Pesquisadores Europeus no Brasil (AERB), juntamente com a Assessoria de Relações Internacionais da UFABC, o encontro reuniu membros da comunidade acadêmica para discutir boas práticas em projetos internacionais e explorar oportunidades de mobilidade e colaboração científica com países membros da União Europeia.

No primeiro dia do evento, o Auditório 801 (Bloco B), do Campus Santo André, recebeu a mesa redonda “Participação em projetos internacionais: boas práticas”. Direcionado a pesquisadores e pesquisadoras da UFABC, o debate, considerado enriquecedor pelos presentes, contou com depoimentos e dicas de membros da AERB sobre diferentes chamadas e instrumentos de internacionalização.

No dia seguinte, a comunidade acadêmica participou da sessão de informação "Oportunidades de Mobilidade e Cooperação Científica Brasil-União Europeia". Sediada no Auditório A111 (Bloco A), também no campus de Santo André, essa parte do evento teve como objetivo divulgar possibilidades de mobilidade acadêmica e cooperação científica entre o Brasil e a Europa, reforçando o compromisso da UFABC com o fortalecimento das parcerias internacionais no ensino e na pesquisa.

Palestrantes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Hungria e Suécia, além de uma representante regional da EURAXESS Latin America and the Caribbean, participaram da sessão. A palestra foi transmitida ao vivo pela equipe da WebTV-UFABC e continua disponível, na íntegra, no canal oficial da UFABC no YouTube.

“Ambos os encontros contaram com a participação ativa de docentes e pesquisadores da Universidade, além de estudantes de graduação e pós-graduação, promovendo discussões relevantes e estabelecendo conexões para futuros projetos de cooperação internacional envolvendo a UFABC”, informou a Assessoria de Relações Internacionais da Universidade (ARI).

Texto produzido pela Assessoria de Relações Internacionais com adaptações da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC