UFABC recebe reconhecimento de honra e mérito por participação em projeto da UE
Dez alunos da Universidade Federal do ABC, participam de um grupo de pesquisa financiado pela União Europeia, sendo reconhecidos por suas contribuições ao projeto CARE- Empowering Climate Resilience. O CARE tem como objetivo estimular o estudo para pesquisas que auxiliem o combate às mudanças climáticas e é um dos projetos que compõe o ERASMUS, programa da União Europeia que apoia e facilita a mobilidade académica dos estudantes e professores universitários.
Ao participar do projeto, o grupo da UFABC realizou levantamento bibliográfico em inglês e espanhol, para fomentar a discussão com estudantes de outros países nos encontros internacionais. Além disso, os alunos foram capacitados para uso das ferramentas CMAP e CMAP Cloud para que pudessem contribuir com o desenvolvimento do Mapa Conceitual sobre “resiliência e mudanças climáticas”, tema proposto pelo programa com finalidade de soluções para problemas universais e construção de banco de dados .
O Mapa projetado foi apresentado às outras Nações participantes e recebeu o reconhecimento de honra e mérito pelo trabalho realizado na Facultad de Minas - Universidad Nacional de Colombia.
Para o aluno Lucas do Vale Moura, formado em Bacharelado de Ciências e Humanidades e Planejamento Territorial, e atualmente no curso de Ciências Econômicas e Políticas Públicas “A experiência foi muito rica, não apenas pelo estudo e debate das mudanças climáticas e resiliência, mas também pela diversidade cultural. Tínhamos em nossos grupos, colegas que falavam inglês ou espanhol de diversos países e nós da UFABC interagimos com todos, simultaneamente, compreendendo diferentes interpretações sobre um mesmo conceito, conhecendo um pouco da cultura e realidade de cada lugar ali representado, criando vínculos, estabelecendo contatos, cooperando com nações diferentes em benefício do conhecimento e pesquisa, tendo como princípios o respeito, a tentativa de consenso e superação de nossos limites.”
Os encontros do projeto CARE-ERASMUS ocorreram em Madrid - Espanha, Quito - Equador, Medellín - Colômbia e ainda esse ano acontecerá no Chile para a finalização da pesquisa.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais