UFABC segue com indicador máximo de qualidade no IGC
A Universidade manteve o nível mais elevado no Índice Geral de Cursos (IGC) de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última semana de março. A instituição segue com o conceito 5, o mais alto em uma escala que varia de 1 (insuficiente) a 5 (conceito máximo). Esta avaliação teve como base o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021 que englobou nove cursos da UFABC.
Os bacharelados em Filosofia, em Ciências Biológicas e a Licenciatura em Física obtiveram aumento do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 4 para 5. As licenciaturas em Ciências Biológicas, em Química e em Matemática mantiveram o nível 5. Os bacharelado em Ciência da Computação, em Química e a Licenciatura em Filosofia permaneceram com a avaliação anterior (conceito 4).
O IGC avalia anualmente a qualidade das instituições de educação superior brasileiras. O cálculo do índice leva em conta as médias trienais dos CPCs dos cursos e dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu — de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superio (CAPES) — na última avaliação disponível. Também considera a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, neste último caso, quando houver oferta.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais