Página inicial > Notícias > UFSCar, Unifesp e UFABC debatem estratégias para a integração das atividades de graduação

Publicado: Segunda, 27 de Mai de 2024, 09h39

A Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar organizou, no dia 14 de maio, o 1º Encontro das Pró-Reitorias de Graduação das universidades federais paulistas (UFSCar, Unifesp e UFABC), com a proposta de debater e avaliar as possibilidades de integração das atividades de graduação entre as instituições.

“A ideia deste encontro surgiu a partir das similaridades dos desafios e processos das três instituições no que diz respeito principalmente ao ingresso na graduação. A participação das equipes das pró-reitorias, para além dos dirigentes, foi fundamental para compreender o cotidiano das atividades e ter clareza nos pontos a serem melhorados. Saímos do evento com uma pauta de trabalho bastante clara e assertiva. Nos meses de junho, julho e agosto as equipes farão encontros online e nos reuniremos novamente em setembro na UFABC, para acompanhar os processos e resultados dos encaminhamentos nas temáticas de ingresso, inovação curricular e formação continuada docente”, disse Daniel Leiva, Pró-Reitor de Graduação da UFSCar.

A partir das conversas e trocas durante o encontro, foram definidas algumas frentes de trabalho em conjunto como a implementação do uso do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), reserva de vagas, e outras formas de ingresso para além do Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

Lisandra Gava Borges, Pró-Reitora Adjunta de Graduação, explica a importância do encontro para que cada universidade possa servir como referência para as demais em casos de sucesso. “Nós somos referência no vestibular e na permanência indígena e temos contribuído com a UFABC e Unifesp neste aspecto. Em contrapartida, estamos usando a experiência da UFABC como exemplo para a discussão da implementação de reserva de vagas trans no ingresso”, disse.

e0de3b45 4c26 4be8 96dd 8dbfd8592144

Dirigentes e equipes das reitorias e pró-reitorias de graduação da UFSCar, UFABC e Unifesp

Texto publicado no site da Gestão UFSCar.