Universidade Federal do ABC integra o Ranking QS Latin America 2020
A Universidade Federal do UFABC integra, pela primeira vez, o Ranking QS Latin America 2020, conquistando a posição geral 118 dentre as 400 Instituições ranqueadas e a posição 34 dentre as 94 Instituições brasileiras que o compõem. O ranking foi publicado na última quarta-feira (23).
A metodologia do Ranking QS utiliza cinco critérios básicos: impacto e produtividade da pesquisa, comprometimento no ensino, empregabilidade, impacto on-line e, desde a edição de 2016/2017, internacionalização.
O método mantém indicadores-chave do ranking global, como Reputação Acadêmica, Reputação do Empregador e Proporção de Professores / Alunos, e aplica um conjunto de métricas de desempenho adaptadas para a região, considerando docente com título de Doutor, networking internacional em pesquisa, citações por artigos publicados e artigos por docente.
A UFABC destacou-se no índice de docentes com título de Doutor, pré-requisito para se tornar docente na Universidade, aparecendo na 6ª posição geral. Além disso, está na 17ª posição geral no item artigos por docente e no 61ª lugar no fator networking internacional em pesquisa.
Conquistas positivas para uma Universidade tão jovem demonstram o quanto a UFABC mantém-se empenhada em promover o avanço do conhecimento por meio das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação, tendo como fundamentos básicos a excelência acadêmica, a interdisciplinaridade, a inclusão social e a internacionalização.
Assessoria de Relações Internacionais e Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais