Página inicial > Notícias > Universidade lança edital para qualificação de jovens residentes no ABC

Universidade lança edital para qualificação de jovens residentes no ABC

Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 16h58

A UFABC lançou edital de seleção para curso de qualificação social e profissional voltado a jovens entre 16 e 29 anos residentes na região do ABC. Os participantes terão direito a bolsa mensal no valor de R$ 300,00. O programa oferece 3.750 vagas que serão alocadas em escolas públicas e núcleos comunitários indicados pelas prefeituras parceiras e em salas e laboratórios especializados da própria universidade

O público alvo consiste em integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, moradores em áreas de vulnerabilidade social e pessoas que se encontrem em situação de risco pessoal e social. O curso será presencial com aulas de segunda à quinta entre março a agosto e de agosto a novembro. O programa conta com carga horária diária de três horas e total de 200. Serão 51 salas/turmas distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite em municípios da Região do ABC.

A formação tem como base dois projetos que se subdividem em ramos profissionais distintos. No primeiro, “Qualificação Social e Profissional no Grande ABC: Geoprocessamento, Eficiência Energética, Turismo e Produção Cultural”, a qualificação acontece nas seguintes áreas: Eficiência Energética (eletricista de sistema de energias renováveis); Geoprocessamento (auxiliar de geoprocessamento); Turismo (condutor de turismo em unidades de conservação ambiental local e condutor de turismo em espaços culturais locais) e Produção Cultural (agente e assistente de produção). O segundo projeto, “Qualificação Social e Profissional no ABC: Trabalho doméstico, trabalho mais que decente”, se concentra na promoção do avanço do conhecimento em meio a trabalhadoras desse setor.

A realização dos cursos ocorre dentro do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) do Ministério do Trabalho e Emprego e em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Essa iniciativa ministerial promove financiamento para propostas de instituições federais que contemplem o desenvolvimento de ações de qualificação social e profissional a jovens e trabalhadores.

As inscrições estarão abertas de 11 a 15 de março a 22 de março (prazo prorrogado) por meio de formulário eletrônico que estará disponível no endereço netel.ufabc.edu.br.

Mais informações sobre o conteúdo do curso e sobre o PMQ.

A cerimônia de lançamento e a aula inaugural do Programa Manuel Querino, no âmbito da região do ABCDMRR, ocorrerão no dia 01 de abril de 2024 no Teatro Clara Nunes, no Município de Diadema.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC.

Atualização em 19/03/2024, às 14h49.