Página inicial > Notícias > UFABC obtém nota máxima em avaliação oficial para oferta de EaD

UFABC obtém nota máxima em avaliação oficial para oferta de EaD

Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 15h35

A Universidade alcançou conceito máximo (5) no relatório de avalição para oferta de cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD), elaborado por docentes que integram o Banco de Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse documento tem como base parecer da comissão de avaliadores designada pelo Inep, que, entre 24 e 26 de abril, visitou a UFABC para verificar as condições de ensino, especialmente o perfil do corpo docente e dos técnicos administrativos, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica. A análise considera conceitos atribuídos a 50 indicadores e contempla a atualização do instrumento avaliativo, ocorrida em outubro de 2017.

Os indicadores apurados se dividem em cinco eixos temáticos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura. O primeiro considera os processos de avaliação institucional interna/externa e impacto dos resultados, o segundo analisa o foco em EaD ante o Plano de Desenvolvimento Institucional e o terceiro leva em conta as políticas para Ensino, Pesquisa e Extensão, além da interação da instituição com agentes externos. Os dois últimos tratam respectivamente do potencial das ações de capacitação de servidores e gestão sustentável e da infraestrutura disponível para atendimento das necessidades para desenvolvimento da atividade acadêmica.

As Instituições de Ensino Superior (IES) estão sujeitas ao recredenciamento no MEC para continuidade da oferta de educação a distância no prazo de cinco anos. O processo ocorre por meio de um fluxo processual composto por diversas etapas, que vão da aferição in loco ao relatório da comissão de avaliadores do Inep. Na fase final, as IES recebem conceito de um a cinco, sendo três o mínimo para indicar qualidade satisfatória.