Universidade recebe professores e estudantes do ABC em mais uma edição do UFABC Para Todos
Aconteceu na última quinta-feira, dia 28, a edição de 2024 do UFABC Para Todos, evento aberto para toda a comunidade externa, com objetivo de apresentar os cursos e atividades que são realizadas dentro da instituição. Na edição desse ano, o público participante pode optar entre mais de 70 atividades, distribuídas entre os períodos da manhã e da noite. Dentre as atividades, foram realizadas exposições, apresentações culturais, atividades lúdicas, mesas redondas, oficinas, palestras, etc.
Segundo Ronny Mattos, chefe da Divisão de Extensão e Divulgação Científica, da Pró-Reitoria de Extensão, o evento foi muito bem-sucedido e recebeu aproximadamente 3 mil estudantes de escolas da região do ABC, Grande São Paulo e Baixada Santista. Lembrou também que o objetivo principal desse grande evento é “que os estudantes venham conhecer nossos cursos, laboratórios, entidades, e despertem neles a vontade em estudar em nossa instituição. Afinal, somos uma Universidade diferenciada, nosso sistema é quadrimestral, nossos cursos são interdisciplinares, e novamente contamos com as nossas licenciaturas interdisciplinares, que são nossos cursos de ingresso mais novos. Então a ideia é que os estudantes da região venham, conheçam e queiram estar aqui conosco”.
A professora Juliana Lopes dos Santos, da EME Alcina Dantas Feijão, de São Caetano do Sul, participou mais uma vez do evento e ressaltou a importância da interação da Universidade com a comunidade: “desde que a Universidade foi inaugurada, nós tivemos ex-alunos da escola que ingressaram em diversos cursos e já retornaram para nossa escola em alguns eventos que fizemos, para falar um pouco da sua experiência na Universidade, em projetos de iniciação científica. É sempre algo que chama muito atenção dos estudantes por conta da diversidade de opções que eles têm, tanto em relação aos cursos de ingresso, quanto os cursos específicos e aos projetos externos”.
Sobre o evento, Juliana observou que “a melhor forma de conhecer a Universidade é estando no ambiente universitário. Então esse tipo de evento incentiva e valoriza bastante as oportunidades que esses estudantes tem. É uma oportunidade de conhecer o ambiente, os laboratórios, os cursos e também, principalmente, conversar com quem já faz parte desse novo universo”.
Já na roda de conversa Arquivo Histórico do ABC: Política de Cultura da UFABC e a Constituição do Acervo Núcleo ABC’s de memória, a escritora, editora, ativista cultural e Doutora Honoris Causa pela UFABC, Dalila Teles, afirmou que o evento representa uma oportunidade “da comunidade também se apoderar dos saberes construídos aqui dentro. É uma ponte de mão dupla dos saberes universitários irem para a comunidade e vice versa.” Lembrou que a Universidade foi sonhada por muitos da região “inúmeras vezes os professores foram para as ruas reivindicarem uma universidade aqui na região. Uma região que tem 2,5 milhões de habitantes e até pouco tempo não tinha uma universidade federal ou estadual.” E que essa grande conquista da comunidade não se faz “apenas com cimento, bloco, paredes e espações físicos, mas se faz com pessoas, seres humanos, e são essas pessoas que tem esse olhar para a comunidade, que estão transformando essa Universidade em uma universidade aberta, com tantos jovens de escolas públicas aqui conhecendo essa universidade que pertence a eles”.
Veja as fotos do evento no Instagram da UFABC:
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais