Página inicial > Notícias > Universidade recebe propostas para novos cursos de licenciatura

Universidade recebe propostas para novos cursos de licenciatura

Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 15h14

A UFABC selecionará propostas para abertura de novos cursos de graduação de Licenciatura de Formação Específica (LFE). O prazo para apresentação de proposições termina em 11 de agosto. Os critérios fundamentais são a cobertura de áreas que ainda não são oferecidas nas licenciaturas em funcionamento na Universidade e a formatação pedagógica compatível com os cursos interdisciplinares de ingresso: Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) ou Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE).

As propostas selecionadas serão encaminhadas para apreciação e aprovação do Conselho Universitário da UFABC (ConsUni). Esse colegiado fará a análise da aderência das propostas às diretrizes e orientações internas para criação de cursos de graduação, ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC (capítulo de Ensino, item “Formação de Professores para a Educação Básica”) e às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação inicial de professores para a Educação Básica.

Uma Comissão Julgadora avaliará o atendimento dos requisitos do edital; a pertinência e relevância do curso proposto nos contextos científico, cultural, social e econômico; a perspectiva de interação e complementaridade em relação aos cursos existentes na UFABC e a exequibilidade com relação à infraestrutura e recursos humanos. O resultado final da análise e pareceres de aderência das propostas ocorrerá em 30 de agosto. O documento conclusivo será encaminhado para ConsUni para continuidade do processo de criação de curso novo.

Mais informações estão disponíveis na página de acompanhamento do processo.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC