Universidade receberá R$ 3,7 milhões para bolsas em estudos sobre energia
O projeto “Uma abordagem interdisciplinar na formação de recursos humanos em petróleo, gás e biocombustíveis”, com participação de 30 docentes da UFABC, foi selecionado em chamada da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para receber financiamento em torno de R$ 3,7 milhões. A formalização do convênio ocorre na primeira quinzena de outubro e terá duração de cinco anos. A maior parte dos recursos será destinada a bolsas para estudantes em iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Na graduação, a outorga será para propostas vinculadas a disciplinas dos Bacharelados em Ciência e Tecnologia, Biotecnologia e Química. Os programas de pós–graduação com acesso às bolsas serão Biotecnociência, Ciência e Tecnologia/Química e Nanociências e Materiais Avançados.
Segundo o coordenador do projeto, Gustavo Dalpian, o objetivo é preparar recursos humanos para trabalhar no setor produtivo vinculado à ampla área de Petróleo, Gás e biocombustíveis. “Queremos selecionar alunos que atuem muito próximo das indústrias desse ramo econômico, mas com um forte viés de energias renováveis” — revela o coordenador.
A expectativa é contar com os novos bolsistas em atividade no 1° quadrimestre de 2020. Segundo Dalpian, os editais de seleção serão publicados após a confirmação da disponibilidade dos recursos. O financiamento tem como origem pagamentos de obrigações contratuais de empresas petroleiras que atuam no Brasil. A ANP é a responsável pela organização da chamada e a agência Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) gerencia a distribuição da verba. O repasse à UFABC ocorrerá por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais