Página inicial > Notícias > Universidade seleciona doutorandos para bolsas internacionais CAPES-PrInt

Universidade seleciona doutorandos para bolsas internacionais CAPES-PrInt

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 15h32

Estudantes de pós-graduação da UFABC têm até 30 de abril para se inscrever no processo de seleção de bolsistas em pesquisa no exterior, dentro do Programa CAPES-PrInt de Doutorado Sanduíche. A oferta é destinada a alunos regularmente matriculados em curso de doutorado na própria instituição. O projeto busca ampliar a internacionalização da Universidade em estudos com potencial de desenvolvimento colaborativo no exterior, especialmente com instituições estrangeiras de sólido histórico de parcerias.

O total de bolsas disponíveis varia de 24 a 38, de acordo com o tempo de permanência definido para as propostas aprovadas — que pode ser de seis meses ou um ano. As áreas prioritárias definidas para seleção de projetos são Sistemas Biológicos e Ferramentas Biotecnológicas; Avanços em Nanociências, Estrutura da Matéria, Física Quântica e Materiais Avançados; Desafios da sustentabilidade para o século XXI: Energia, Tecnologia, Desenvolvimento e Combate à Desigualdade; e Tecnologias da Informação e Comunicação, Sistemas Complexos e Aplicações Inteligentes.

Os benefícios concedidos são o pagamento de mensalidade, auxílio instalação e seguro-saúde e adicional localidade. Além do atendimento de requisitos formais, a análise das propostas levará em consideração os seguintes critérios: aderência com o programa Capes-PrInt, qualificação, desempenho acadêmico e potencial científico para estudos no exterior do candidato e do orientador nacional; pertinência e exequibilidade do plano de pesquisa dentro do cronograma previsto; e adequação da instituição de destino e experiência técnico-científica do coorientador no exterior.

Mais informações estão disponíveis no Edital de Seleção (Boletim de Serviço 821, pág. 17).