Universidades públicas paulistas criam fórum de reitores para debater crise hídrica
Mandatários de instituições públicas de Ensino Superior do Estado de São Paulo divulgaram nota nesta terça (3) em que anunciam a criação de um fórum de reitores "para o debate de questões estratégicas para a sociedade e a universidade" diante da crise hídrica.
Segundo a nota, os representantes das instituições que a subscrevem (UNIFESP, IFSP, UNICAMP, UNESP, UFABC, USP e UFSCar) se declaram "articulados e mobilizados para propor ações conjuntas que visam a enfrentar os cenários que se desenham em curto, médio e longo prazos".
O texto afirma que as instituições vão planejar a adaptação das atividades às ações de contingenciamento e solicitar aos órgãos competentes informações sobre o estado da quantidade e qualidade da água destinada ao abastecimento público e geração de energia hidrelétrica em São Paulo, além de se comprometer a intensificar medidas concretas de economia e uso racional da água.
A nota anuncia ainda a criação do Painel Técnico-Acadêmico Permanente de Recursos Hídricos (PTA-Hidro) e do comitê de gestores das universidades para compartilhamento de boas práticas no uso racional da água e energia. De acordo com o texto, "o PTA-Hidro se disponibilizará a participar ativamente dos fóruns governamentais estratégicos de gestão da crise hídrica, a fim de contribuir com a qualificação do debate e com a adoção de ações de governo implementadas nos diferentes setores da sociedade".
O reitor Klaus Capelle, que representou a UFABC no evento, disse: "Há muita competência técnica acumulada nas universidades públicas e é nosso dever cívico colocar, nesse momento de crise, essa competência à disposição da sociedade, na busca de soluções viáveis. Tanto em questões de pesquisa sobre recursos hídricos e saneamento ambiental, quanto em medidas concretas de economia de água, as universidades podem, e devem, estar na vanguarda da sociedade."
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais