Registro de Denúncia
Para registrar sua denúncia no Fala.BR, clique aqui.
Mas antes, avalie: a situação envolve possível irregularidade, ilegalidade ou violação de direito?
Se sim, contribua com informações por meio de uma denúncia.
Se não, avalie a possibilidade de registrar sua demanda como uma reclamação ou uma solicitação.
Exemplo de possíveis irregularidades, ilegalidades ou violação de direitos:
- Atos de corrupção, como pagamento de propina, suborno ou oferecimento de vantagens em troca de pagamento de valores;
- Fraude;
- Assédio moral;
- Assédio sexual;
- Infrações disciplinares;
- Infrações éticas;
- Uso ilegal de bens públicos;
- Descumprimento de normas.
Como apresentar uma denúncia?
As denúncias devem ser feitas no Fala.BR, indicando a “UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC” como órgão para o qual você quer enviar sua manifestação.
As denúncias devem conter, se possível, as seguintes informações:
- O quê? Escrever o que aconteceu fornecendo informações que permitam a verificação do fato denunciado.
- Onde? Informar o local onde acontece ou aconteceu o fato (campus, bloco, sala, andar etc.).
- Quando? Se possível, informar a data (dia, mês e ano) e horário.
- Quem? Se souber, informar o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) envolvidas ou suas características físicas.
Descreva sua manifestação de forma clara, objetiva, com o máximo de detalhes e evidências possíveis, quando houver, incluindo arquivos de imagens, vídeos, áudios, textos etc.
Ao registrar uma denúncia, lembre-se que é fundamental: expor os fatos conforme a verdade; manter o respeito e a boa-fé; e prestar as informações solicitadas para o esclarecimento dos fatos.
Fique sabendo: se as informações apresentadas forem insuficientes para a análise da denúncia, a Ouvidoria poderá solicitar informações adicionais, a fim de esclarecer e detalhar a situação denunciada e direcionar a apuração do fato. Fique de olho no seu e-mail.
Quais são os direitos do/a denunciante?
- Sigilo e proteção dos seus dados, desde o momento do recebimento da denúncia;
- Proteção contra retaliações;
- Não ser responsabilizado/a civil ou penalmente pelo relato, exceto se tiver fornecido, intencionalmente, informações ou provas falsas.
Vou receber alguma resposta sobre a minha denúncia?
Em até 30 dias - prorrogável por igual período - você receberá uma resposta, informando um dos seguintes encaminhamentos:
- O envio da denúncia para unidade de apuração competente;
- O arquivamento da denúncia; ou
- Sua reclassificação em outro tipo de manifestação (por exemplo, reclamação ou solicitação).
No momento oportuno, você também receberá as decisões da unidade de apuração no e-mail cadastrado no Fala.BR.
Por parte da Ouvidoria, qual a diferença de tratamento de uma denúncia, uma reclamação e uma solicitação?
Caso a denúncia contenha elementos mínimos descritivos da irregularidade - como autoria, compreensão, informações e circunstâncias que evidenciam e materializam a prática de um ato -, ou indícios que permitam à Administração chegar a tais elementos, a denúncia é direcionada a uma unidade de apuração (Corregedoria, Comissão de Ética, Auditoria Interna, Comissões Disciplinares Discentes etc.) para análise independente, podendo, ao final do processo, gerar responsabilização da pessoa denunciada.
Já a reclamação e a solicitação são levadas diretamente aos responsáveis capazes de solucionar o problema para análise e providências necessárias.
Para registrar sua denúncia no Fala.BR, clique aqui.
Dúvidas? Fale com a Ouvidoria!
Se preferir, agende um atendimento presencial ou virtual.
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Telefones: (11) 3356-7070 / 2320-6085
Para agilizar a apuração, solicitamos que seja feita uma manifestação para cada fato diferente.
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