Orientações de segurança e privacidade para atividades on-line
ANTES DO INÍCIO DA ATIVIDADE
- Avalie a necessidade efetiva de grandes quantidades de pessoas na mesma sala
- Avalie a possibilidade de manter na sala apenas participantes com fala programada.
- Avalie sugerir que a “plateia” assista ao evento por meio de plataformas de transmissão, como o YouTube. Disponibilizamos aqui um guia sobre como fazer transmissões ao vivo no Youtube
- Sempre que possível, crie suas reuniões com login institucional
- Considere usar o Google Agenda para enviar convites para reuniões. Saiba mais sobre como usar o Meet with Calendar
- Evite compartilhar os links de reunião com muita antecedência
- Evite compartilhar links em locais públicos. Dê preferência a divulgação dos links por e-mail, pedindo aos convidados que evitem o compartilhamento das informações.
- Sempre que possível, abra inscrições prévias ao evento e envie o link da sala aos e-mails cadastrados no formulário de inscrição. Aqui, um modelo utilizado recentemente pela UFABC.
- Familiarize-se com as configurações de segurança: bloquear compartilhamento de tela por outros usuários, bloquear o chat e desabilitar o acesso rápido. Essas configurações estão disponíveis a partir do botão no canto inferior esquerdo da tela do Meet
LOGO NO INÍCIO DA ATIVIDADE
- Certifique-se de verificar e aceitar apenas participantes que você reconheça antes de permitir que entrem em uma reunião.
- Antes de iniciar a atividade programada, avise aos participantes da sala que, caso haja invasões, outra sala será criada e o endereço será enviado por e-mail, priorizando participação, se for possível, os participantes com fala programada.
DURANTE A ATIVIDADE
- Se você notar um comportamento perturbador durante uma reunião, use os controles de segurança do moderador, como remover ou silenciar um participante.
- Ao compartilhar a sua tela publicamente, opte por compartilhar apenas uma guia do navegador, e não a sua tela inteira. Isso evita identificações desnecessárias.
- Caso as invasões tomem proporções inesperadas, saia da sala e envie novo link (por e-mail) aos participantes, preferencialmente, somente àqueles com falas programadas.
COMO DENUNCIAR UM ABUSO
Caso ocorra um incidente, devem ser feitas as denúncias necessárias para que seja possível a responsabilização e para coibir a ocorrência de novos incidentes. A denúncia deve ser feita ao próprio Google e à Universidade, para averiguação técnica e jurídica.
Como denunciar ao Google
A denúncia deverá ser feita ao Google através do endereço: https://support.google.com/meet/contact/abuse.
Como informar o abuso à UFABC para providências legais
As seguintes informações são necessárias para providências legais:
- Link da reunião
- Data e horário da reunião
- Horário do incidente
- Nome dos usuários que estiverem envolvidos no incidente
- Descrição detalhada do incidente
Abusos devem ser relatados à Ouvidoria da UFABC, por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR).
HÁBITOS RECOMENDADOS
- Recomendamos que ative a verificação em duas etapas para ajudar a evitar invasões de conta. Aprenda como tornar sua conta mais segura .
- Recomendamos que faça a verificação de segurança do Google. Inicie a verificação de segurança do Google .
Última atualização em 21 de outubro
Redes Sociais