Sistema de Bibliotecas atualiza informações sobre serviços remotos durante a suspensão das atividades presenciais
O SisBi (Sistema de Bibliotecas) informa que, durante a suspensão das atividades presenciais (portaria da Reitoria nº 394/2020), oferece o seguinte conjunto de atividades remotas de atendimento e serviços para a comunidade acadêmica:
- Acesso a plataformas e recursos digitais: no documento acessível em https://bit.ly/links_sisbiufabc, consta uma lista das plataformas e recursos digitais ofertados pelo SisBi durante a suspensão das atividades, dentre eles: fontes de informações on-line de acesso aberto, acesso ao acervo digital das bases Springer, Wiley, Ebsco, Cengage, Guia de normalização, acesso às Normas Técnicas (GEDWeb), etc.;
- Atendimento virtual: o atendimento tem sido efetuado pelos endereços eletrônicos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., além das redes sociais Facebook e Instagram, para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre: acesso aos recursos digitais; processos de compra, alterações de bibliografias de disciplinas; teses e dissertações; funcionamento e serviços das bibliotecas; solicitação de ISBN; repositórios da UFABC, etc.;
- Auxílio para acesso remoto ao Portal de Periódicos via CAFe;
- Busca bibliográfica para discentes, docentes e técnicos administrativos;
- Declaração Nada-Consta: a emissão digital da referida declaração está ocorrendo por meio da solicitação em um dos dois endereços eletrônicos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os usuários deverão enviar mensagem de seu e-mail institucional;
- Divulgação de informações e serviços: as divulgações vêm sendo realizadas por meio do e-mail institucional e pelas redes sociais (Facebook e Instagram);
- Elaboração de ficha catalográfica;
- Inserção e auxílio de revistas no Portal de Periódicos da UFABC;
- Oferecimento de treinamentos on-line;
- Solicitação de COMUT (serviço que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais);
- Quitação de débitos servidores: para os servidores que estão se desligando da UFABC, a constatação da inexistência de pendências com o SisBi será dada por meio do ticket de quitação de débitos criado pelo servidor e com ciência da SUGEPE.
É importante reiterar que, também devido à suspensão das atividades presenciais na UFABC, os seguintes atendimentos e serviços estão suspensos:
- Empréstimo e devolução de material bibliográfico;
- Renovação dos materiais emprestados (renovação automática em vigor);
- Contabilização de penalidade durante a suspensão das atividades;
- Reposição de materiais danificados;
- Penalidade alternativa;
- Empréstimo entre Bibliotecas (EEB);
- Disponibilidade dos espaços de estudo individual e coletivo;
- Atendimento presencial.
Embora distantes, estamos conectados!
https://www.facebook.com/biblioteca.ufabc
https://www.instagram.com/biblioteca.ufabc/
Redes Sociais