Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Ferramenta de apoio à gestão da EaD no ensino superior
Início do conteúdo da página

Ferramenta de apoio à gestão da EaD no ensino superior

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2024, 18h00

lucianazapparolliLuciana Silva Zapparolli, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, acerca de como aprimorar o processo de gestão de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), utilizados na educação a distância (EaD).

Um de seus principais objetivos era desenvolver uma ferramenta de apoio à gestão que pudesse ser utilizada tanto por gestores quanto por professores e tutores de EaD, baseada em técnicas de business intelligence. Em seu estudo de caso, analisou o uso da plataforma Moodle em cursos de educação superior, com o intuito de promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

Entre os resultados observados, a pesquisadora enfatiza que algumas das facilidades viabilizadas pela ferramenta – como relatórios, dashboards e filtros – podem contribuir, diretamente, para a eficiência do processo e a obtenção de visões holísticas, integradas e transversais referentes às ações dos alunos e professores no AVA.

Além de mestra em Ciência da Computação pela UFABC, Luciana é especialista em Engenharia da Computação e graduada na área de Matemática e Informática. Atualmente, é professora de ensino superior em duas unidades da Fatec.

 

... 
Dados | Egressa

Nome completo 
Luciana Silva Zapparolli 

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestrado em Ciência da Computação (UFABC);
∙ Especialização em Engenharia da Computação (UFU - Universidade Federal de Uberlândia);
∙ Bacharelado em Matemática com Informática (Fundação Santo André). 

Profissão / experiência profissional 
Professora de Ensino Superior na Fatec Mauá e na Fatec Zona Sul, na área de Ciência da Computação.
Disciplinas ministradas: estrutura de dados, programação orientada a objetos, banco de dados, informática básica, desenvolvimento web I e modelagem de dados. 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC 
Mestrado em Ciência da Computação. 

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação? 
Com a formação no mestrado, eu consegui uma evolução funcional em minha carreira, obtendo um retorno financeiro.


... 
Dados | Dissertação 

Título
FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence 

Data da defesa
22 de setembro de 2016 

Nome da orientadora
Profa. Dra. Itana Stiubiener 

Linha de pesquisa
Ciência da Computação 

Link para a dissertação 


... 
Questões | Pesquisa 

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu? 
O tema da minha pesquisa referiu-se à gestão de professores/tutores e alunos em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Utilizei como estudo de caso a plataforma Moodle, por ser muito bem aceita no mercado atual e também por trabalhar com ela. Para garantir melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem a distância, uma das necessidades é o monitoramento das ações dos professores nos AVAs, sendo que, muitas vezes, o gestor de EaD é o responsável por essa tarefa. Essa ferramenta, por meio de técnicas de business intelligence, gera relatórios analíticos e consolidados, bem como dashboards, que permitem aos gestores acompanhar o trabalho dos professores/tutores – e, aos professores, acompanhar a participação de todos os seus alunos de forma global, tendo uma visão de todas as salas sob sua responsabilidade. 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
∙ Objetivos gerais: apresentar informações detalhadas, integradas e que auxiliem a interpretar a participação dos alunos e as ações dos professores, a fim de aprimorar o processo de gestão em AVAs;
∙ Objetivos específicos: modelar e implementar uma ferramenta parametrizável, para a definição de filtros e obtenção de informações voltadas a uma gestão mais eficiente das ações dos professores nos AVAs, baseada na participação dos alunos e que facilite a obtenção de informações para auxiliar os gestores de EaD nas tomadas de decisão referentes ao corpo docente. 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Foi uma pesquisa aplicada, pois visava a aplicação prática de uma ferramenta para a solução do problema de acompanhamento da participação dos alunos e monitoramento das ações dos professores, envolvendo disciplinas específicas de cursos superiores na modalidade a distância. O estudo de caso foi desenvolvido em uma instituição de ensino, em que foi proposta e desenvolvida uma ferramenta para fornecer informações aos professores em relação à participação de seus alunos, agrupadas por cursos vinculados ao mesmo, além de fornecer relatórios aos gestores em relação às ações dos professores, tutores e alunos, obtidos pela utilização dessa ferramenta em um AVA Moodle com cursos em andamento. 

Quais foram os desafios enfrentados?
Implantar a ferramenta em um ambiente em produção e, também, a aceitação pelos professores da instituição, já que o gestor não conseguia ter uma visão do trabalho de cada um sem a ferramenta. 

Quais foram os principais resultados alcançados?
A ferramenta FAG mostrou-se eficiente na obtenção de visões holísticas, integradas e transversais referentes à participação dos alunos e também às ações dos professores no AVA Moodle. Dessa forma, ajudou a melhorar os resultados no processo de ensino e aprendizagem a distância, com medidas preventivas alcançadas por meio da facilidade de acompanhar a participação dos alunos e monitorar as ações dos professores. 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Os relatórios e dashboards extraídos pela ferramenta FAG apresentam filtros e geram visões, que poderão ser utilizados pelos professores para acompanhar a participação de seus alunos no AVA e tomar as medidas corretivas necessárias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem a distância. Poderão, também, apoiar o gestor de ambientes e processos EaD para que possa tomar decisões em relação ao corpo docente, em tempo hábil e de forma assertiva, de modo a aprimorar o processo de gestão em AVAs.

 

__
Arquitetura da Ferramenta FAG
 

ccm 2016 luciana silva zapparolli

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
Fim do conteúdo da página