Página inicial > Notícias > Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFABC decide pela interrupção de aulas do 2º quadrimestre até que a greve de docentes seja encerrada

Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2024, 11h54

Nesta quinta-feira, 13 de junho, em reunião extraordinária convocada pela Reitoria, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) da UFABC deliberou por interromper temporariamente as atividades de aula da graduação e da pós-graduação do segundo quadrimestre de 2024.

De acordo com a Resolução Consepe nº 266, a decisão do Conselho, que está inserida no contexto de continuidade da greve de servidoras e servidores docentes e técnicos administrativos da instituição, busca reduzir impactos da paralisação aos e às discentes e a toda comunidade universitária. A referida resolução também determina que a retomada de aulas acontecerá imediatamente após o fim da greve da categoria docente, ou seja, o Calendário Acadêmico vigente será retomado a partir do próximo dia letivo nele programado.

Após o término da greve docente, será convocada nova reunião para estabelecer um novo calendário acadêmico, levando em consideração a necessidade de reposição das aulas impactadas até a data da interrupção do calendário vigente que, seguindo os termos estabelecidos na Resolução, "deve ocorrer na mesma modalidade didático-pedagógica prevista nos projetos pedagógicos dos cursos". Além disso, também serão discutidas outras medidas necessárias para mitigar os impactos sobre a comunidade universitária.

A interrupção temporária das atividades de aula terá início em 17 de junho de 2024. Todas as faltas ocorridas até o momento da interrupção não serão consideradas. As Pró-reitorias de graduação e de pós-graduação (PROGRAD e PROPG) serão responsáveis por ajustar os Calendários de Procedimentos Administrativo-Acadêmicos, considerando os impactos do período de interrupção de aulas.

Considerando que a interrupção deliberada pelo ConsEPE abrange apenas as atividades de aulas, a Reitoria da UFABC esclareceu que não haverá nenhum tipo de alteração nos pagamentos vigentes dos auxílios socioeconômicos e nem das bolsas de pesquisa, extensão, monitoria ou de outras naturezas.

Universidade Federal do ABC

14/06/2024