Equipe de programa de formação docente - PRILEI UFABC - participa de evento no MEC
2º Ciclo Formativo do PRILEI aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro em Brasília – DF.
Um grupo de professores, pesquisadores e estudantes vinculados ao Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Continuada de Professores e Diretores Escolares com Ênfase na Educação Integral (PRILEI) da Universidade Federal do ABC (UFABC) participou, nos dias 9 e 10 de dezembro, do 2º Ciclo Formativo do PRILEI, realizado no Ministério da Educação (MEC) em Brasília – DF.
No evento, organizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), a equipe compartilhou suas experiências por meio banners apresentados por estudantes, descrevendo as ações desenvolvidas, e pela participação da professora Danusa Munford, vinculada ao Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da UFABC e uma das coordenadoras do PRILEI – UFABC, em uma mesa-redonda sobre o impacto das ações desenvolvidas na formação de futuros professores.
Durante a mesa de abertura do evento, a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, apontou que o programa já obteve muitos avanços desde sua implementação, entretanto, ainda carece de uma ampliação e diversificação de seu público. “É necessário alcançar mais gente e superar a desconexão que existe entre o que é ensinado nas licenciaturas e aquilo que a sala de aula verdadeiramente precisa. As vivências de cada povo são únicas e precisamos pensar nesses contextos para construir uma formação adequada para os professores, reconhecendo nossas desigualdades e potencialidades”, refletiu Schweickardt.
O professor Samon Noyama, também vinculado ao CCNH UFABC e coordenador do subprojeto Escola Parceira, destaca que o encontro com os demais projetos PRILEI permitiu o estabelecimento de parâmetros interessantes para o entendimento do papel das ações do projeto desenvolvidas na UFABC. Para ele, a Universidade, por sua constituição interdisciplinar pode desenhar projetos a partir de um modelo que é a estrutura fundamental desejada pelo PRILEI. “Isso se nota com facilidade na versatilidade dos projetos que estamos desenvolvendo, alcançando não somente os alunos das Licenciaturas Interdisciplinares, mas toda a comunidade da UFABC”, explica.
Além disso, Noyama destaca a importância do encontro especialmente para o grupo de estudantes participantes, pela oportunidade de conhecer o MEC e outros importantes espaços históricos e culturais de Brasília, pelo contato com outras culturas universitárias e, especialmente, pela possibilidade de apresentar suas ações. “Os trabalhos desenvolvidos tem muita qualidade, relevância pedagógica e científica, e estão em conexão direta e concreta com a realidade nos cerca e os desafios que ela nos oferece”, reflete.
A dimensão formativa, apontada por Noyama, fica evidente na percepção de estudantes que integraram o grupo. Para Evelyn Martins, estudante da Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) da UFABC e bolsista do PRILEI, a participação no encontro possibilitou novas percepções sobre o papel formativo do projeto. “Tive a oportunidade de conhecer pessoas e projetos de outras universidades, ampliando minha compreensão sobre a importância do PRILEI para a formação de licenciandos em diferentes contextos e realidades”, conta.
A diversidade de ações desenvolvidas no âmbito do PRILEI também chamou a atenção de Bruna Santos, estudante da Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) da UFABC e bolsista do PRILEI, que destaca as distintas necessidades e realidades da educação brasileira apresentadas durante o evento. “Isso me permitiu conhecer e refletir de forma crítica sobre o que está sendo desenvolvido na formação de professores em vários estados do Brasil”, explica a estudante.
Santos ainda revela que no momento da exposição dos banners foi possível compartilhar os resultados do subprojeto Materiais Didáticos, onde desenvolve suas ações. “Foi um momento gratificante, pois algumas pessoas demonstraram interesse em replicar o projeto em outros estados, fazendo perguntas sobre os processos que realizamos e elogiando os resultados”, comenta.
A participação no evento também serviu como um momento de avaliação das próprias práticas desenvolvidas pelo PRILEI – UFABC, como destaca Martins “Foi um momento de reflexão sobre o trabalho que eu e meus colegas desenvolvemos ao longo de tantos meses, permitindo uma valorização ainda maior do que foi produzido”.
Essa percepção também é compartilhada por Santos, para quem o momento de interação e partilha despertou novas percepções sobre a própria prática e a inspiração para a aplicação de novas abordagens e metodologias nas suas atividades. “A participação no evento também reforçou a importância da colaboração e do compartilhamento de conhecimentos, me motivando a me preparar ainda mais para outras oportunidades como essa”, conclui a estudante.
Além das atividades do evento, o grupo de estudantes do PRILEI – UFABC participou de um tour histórico-cultural, incluindo visitas ao Eixo Monumental, Palácio do Alvorada e Centro Cultural do Banco do Brasil.
Texto: Tárcio Minto Fabrício - Coordenador - Portal Educa - PRILEI UFABC. Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC.
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