Pesquisa da UFABC trabalha em rede para desenvolver drogas contra a Covid-19
A iniciativa Estudos Moleculares Estruturais de Alvos Terapêuticos do SARS-CoV-2 e desenvolvimento racional de drogas antivirais contra a Covid-19 busca auxiliar na identificação de coquetéis antivirais para o Coronavírus da síndrome respiratória aguda grave.
Sob coordenação da Profa. Ana Lígia Scott, o Laboratório de Biologia Computacional e Bioinformática (LBCB) é responsável por liderar a parte de simulações e testes in silicio (computador) que consistem nas primeiras etapas do projeto, que contam com colaboração do grupo de pesquisa do Dr. David Perahia – Laboratoire de Biologie et Pharmacologie Appliquée (LBPA) – Ecole Normale Supérieure Paris-Saclay, Université Paris-Saclay.
O Objetivo geral do projeto é obter um conjunto de compostos bioativos naturais e não naturais eficientes que possam compor um coquetel antiviral para o (Severe Acute Respiratory Syndrome) SARS-CoV-2, como também pesquisar as proteínas que possam ser alvos terapêuticos desses coquetéis. O mesmo estudo pode ajudar em novas epidemias que sejam provocados por outros retrovírus semelhantes.
Iniciado em maio passado, o projeto conta com apoio da UFABC e deve se estender pelos próximos dois anos 2 anos, ao menos. A iniciativa envolve simulações e testes in sílico (computador) das drogas e das proteínas alvos até teste de toxicidade in vitro e in vivo.
Instituições participantes do projeto
O projeto encontra-se inserido em uma ampla rede de pesquisa, que inclui instituições nacionais e estrangeiras:
Instituições nacionais:
Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ; Universidade Federal de Rondônia – UNIR/RO; Instituto Federal de Rondônia – IFRO/RO; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Botucatu/SP; Universidade Federal do Acre – UFAC/AC; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA/RS; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/RJ; Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/RS.
Instituições estrangeiras:
Centro para el Desarrollo de la Investigación Científica – CEDIC/Paraguay; Instituto Nanobiotec – UBA – CONICET, Universidad de Buenos Aires/Argentina; Dr. David Perahia – Laboratoire de Biologie et Pharmacologie Appliquée (LBPA) – Ecole Normale Supérieure Paris-Saclay, Université Paris-Saclay.
Veja no vídeo mais detalhes sobre a iniciativa:
-
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais