Plataforma com dados da Covid nas cidades brasileiras ganha nova interface
O Painel "Onde tem coronavírus", disponível em formato experimental desde março, entrou recentemente em operação oficial com a troca de servidor e aperfeiçoamentos na interface. A ferramenta apresenta a média móvel de novos contaminados e de óbitos pela Covid-19 em cada um dos mais de 5.500 municípios brasileiros. O projeto é mantido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores voluntários e fornece informações atualizadas sobre o avanço da atual pandemia.
Os dados têm como origem os boletins diários das secretarias estaduais de Saúde e que são tratados no repositório Brasil.io. Há diversas formas de consulta e a apresentação das informações ocorre principalmente por meio de mapas, gráficos e tabelas. O conteúdo foi configurado para visualização em dispositivos móveis e com recursos de acessibilidade .
O objetivo principal foi criar um sistema que mostre a expansão da Covid-19, combinando agilidade, amplo acesso e facilidade de compreensão. As informações estão disponíveis para consulta na internet ou como arquivos digitais nos formatos mais comuns de compatibilidade e leitura.
O "Onde tem coronavírus" tem caráter de utilidade pública e representa uma alternativa para acesso com transparência a dados do espalhamento da pandemia em todo o Brasil. De acordo com os desenvolvedores do projeto, o painel pode ser especialmente útil a gestores municipais, que passam a ter ao alcance informações específicas e atualizadas de suas localidades e microrregiões.
O painel conta com a colaboração de quase 20 estudantes e docentes que atuam na UFABC, USP, UFSCar, Faculdade das Américas, Mackenzie, Univesp, Senac, dentre outras instituições. O painel está ativo no endereço ondetemcoronavirus.ufabc.edu.br.
Esta matéria contém informações complementares a outra anteriormente publicada sobre o tema: "Projeto acompanha a evolução da Covid-19 em território nacional", publicada em 22 de Setembro de 2020.
Para mais informações, veja o vídeo abaixo:
#NósPeloBemComum
Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC
Redes Sociais