Projeto extensionista amplia engajamento comunitário
As ações desenvolvidas no contexto do projeto de extensão universitária Produção e reprodução de conhecimento em Heliópolis: fortalecendo as bases de um bairro educador, no ano de 2022, vem consolidando a parceria entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a União de Núcleos e Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS) na produção de conhecimento periférico. A UFABC está no terceiro ano consecutivo no território e amplia cada vez mais o engajamento comunitário nas frentes de ensino, pesquisa e extensão. O projeto é financiado por Emenda Parlamentar do Deputado Federal Alexandre Padilha. Para conhecer as ações realizadas em 2021, veja a matéria UNAS e UFABC firmam parceria para produção de conhecimento periférico.
O projeto Jovens pesquisadores, que resultou em 26 pesquisas realizadas no território, foi divulgado no início do ano junto às rádios comunitárias de São Paulo, e ganhou a série Heliópolis tem ciência, produzida em 2022 a partir das gravações realizadas no I Encontro de Jovens Pesquisador@s de Heliópolis, disponível no canal do YouTube do WASH, contribuindo para a preservação e difusão desse momento de troca de conhecimento.
A segunda fase do Museu de Heliópolis, oficialmente lançado em fevereiro de 2022, foi concluída, representando uma significativa conquista para o território, palco de muitas histórias e que agora passou a ter um espaço digital de preservação e multiplicação de memórias. Uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo explica o processo de construção e organização do Museu. Também sugerimos a escuta do informativo realizado pela Rádio Comunitária de Heliópolis.
Outras ações iniciadas em 2021, que tiveram andamento em 2022, foram o Podcast Paulo Freire e o segundo módulo do curso de formação de alfabetizadores Brigadas de alfabetização, coordenado pela professora Meire Lima (EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior - Gonzaguinha) e pela professora Claudia Regina Vieira (UFABC). O projeto Brigadas de alfabetização: o bairro educador de Heliópolis pelo direito à educação, uma parceria da EMEF Gonzaguinha com a UFABC e a UNAS, recebeu uma salva de prata por ter alcançado o 1º lugar na categoria IV - Educação de Jovens e Adultos da 17ª edição do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal.
Sessão solene realizada em 19 de setembro de 2022 na Câmara Municipal de São Paulo.
Além dessas atividades, diversas foram as ações iniciadas em 2022. No primeiro semestre, foi promovido um ciclo de formação continuada nas Paradas pedagógicas dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) geridos pelas UNAS, realizando formações sobre saúde mental, em sentido amplo. Cada um dos encontros reuniu cerca de 120 educadoras e trabalhadoras de serviços operacionais, como cozinha e limpeza, dos 11 CCAs da região. Essa ação foi coordenada por Kaio Barbosa Laurentino e contou com a participação de docentes da UFABC e outras instituições.
Houve, também, a primeira edição das Oficinas de escrita: introdução à redação técnica de produção de relatório e projetos, ministradas por Bruno Reikdal de Lima, doutorando no programa de pós-graduação em Economia Política Mundial da UFABC. As oficinas foram realizadas presencialmente na sede da UNAS, com trabalhadores dos CCAs e outros equipamentos. Em 2023, pretende-se realizar uma nova edição dessa ação, agora tendo profissionais de outros equipamentos como público-alvo.
Uma ação inédita que ficou marcada na história da comunidade foi o curso de extensão Heliópolis, bairro educador, realizado de forma presencial nas dependências da EMEF Campos Salles. Além de ter sido ministrado fundamentalmente por lideranças comunitárias, o curso ocorreu em uma instituição basilar à construção do ideário da comunidade em torno da educação. O curso foi coordenado pela professora Suze Piza, da UFABC, e pela professora Marília de Santis, diretora da EMEF Gonzaguinha.
Aula do curso de extensão universitária Heliópolis, bairro educador.
Visando auxiliar os estudantes do 9º ano da EMEF Gonzaguinha a ingressarem em escolas públicas bem reconhecidas foi promovido o Cursinho preparatório para o vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs). Coordenado por Paulo Henrique de Sousa e Luara Kollar Marques Menegueli, o curso ofereceu aulas de todas as grandes áreas do conhecimento, ministradas pelos seguintes discentes dos cursos de licenciatura da UFABC: Audrey Andrade, Fernanda Müller, Gabrielle da Silva, Heloísa Bitu, Kananda Alves, Luara Kollar, Marcos Vinicius e Paulo Henrique de Sousa.
Aula do cursinho preparatório para o vestibulinho das Etecs.
Junto a isso, mais uma ação inédita: construído conjuntamente entre a UFABC e a UNAS, teve início o curso de pós-graduação (lato sensu) Especialização em formação das infâncias em territórios periféricos, oferecido pela UFABC com aulas presenciais em Heliópolis. Trata-se de uma experiência pioneira, na qual profissionais de diferentes formações e áreas, com atuação em regiões periféricas, realizam um curso de pós-graduação com acadêmicos e lideranças comunitárias especializadas. Além das aulas regulares, o curso promove atividades especiais. A última aula de 2022, intitulada “Infâncias e práxis inventiva”, contou com a participação da professora Márcia Gobbi, da Faculdade de Educação da USP, figura reconhecida na área. A partir do segundo período letivo do curso, iniciado em fevereiro de 2023, as aulas passaram a ser no espaço da Universidade dos Centros Educacionais Unificados (UniCEU), dentro do CEU Heliópolis - Profª Arlete Persoli. O curso é coordenado pela professora Suze Piza. O projeto pedagógico e a proposta foram construídos entre 2021 e 2022, e as aulas iniciaram-se em outubro de 2022, de forma que a primeira turma concluirá o curso em 2024. Em breve será publicada, pela UNAS, uma matéria específica sobre esse curso.
Uma ação que também resultou da busca pela contribuição recíproca entre a universidade e a comunidade foi a mesa Heliópolis, bairro educador, organizada pelo Diretório Acadêmico das Licenciaturas Interdisciplinares (DALI), pela coordenação da Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e pela coordenação da Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) da UFABC. As discussões realizadas no evento demonstraram o cotidiano complexo e desafiador das comunidades periféricas, inclusive escolares, contribuindo com a formação dos participantes, discentes e docentes de diversos cursos da UFABC.
Evento Heliópolis, bairro educador, realizado no Campus São Bernardo da UFABC.
A parceria também oportunizou o cadastro da UNAS como editora na Câmara Brasileira do Livro (CBL), criando as condições de autonomia para a organização fazer publicações reconhecidas, com direitos autorais, ISBN e ficha catalográfica. Em 2022, pela UNAS, publicaram-se duas obras, ambas organizadas por Laila Sala, professora da EMEF Campos Salles: “A construção da luta e de suas gentes – o bairro educador de Heliópolis e região”; e “A rua é nóis! A formação é mobilizadora, a mobilização é formadora”, ambas disponíveis no site da ProEC. Outras obras estão para sair, a exemplo do “Dicionário do bairro educador”.
Já a obra “Onde antes só havia chão: a história como possibilidade no bairro educador, Heliópolis” foi publicada em formato impresso e em e-book. O evento de lançamento desse livro, organizado por lideranças comunitárias ligadas à UNAS, está previsto para os primeiros meses de 2023.
Também no âmbito do projeto, em 2022, desenvolveram-se duas frentes de pesquisa, articuladas com unidades escolares da rede pública municipal, objetivando contribuir com o projeto pedagógico das escolas e seguindo os princípios do bairro educador, entre os quais se inclui a escola como centro de liderança. Uma delas, coordenada pelo professor José Raimundo Sousa Ribeiro Junior, da UFABC, dedicou-se à investigação da situação alimentar, mais especificamente do nível de fome e risco de fome da comunidade da escola Gonzaguinha. A outra frente, coordenada pelo professor Salomão Barros Ximenes, da UFABC, iniciou um processo de mapeamento e caracterização da rede de proteção aos direitos de crianças e adolescentes no território de Heliópolis, visando identificar o papel e a capacidade de atendimento dos equipamentos de caráter público ou privado do território.
Um dos resultados desse processo de pesquisa é uma ação de extensão iniciada no final de 2022, com a criação do Grupo de Trabalho (GT) Violência, por meio do qual foram promovidos encontros e oficinas envolvendo uma equipe multiprofissional, atuante na região de Heliópolis. Essa ação é coordenada pelo professor Salomão Ximenes, e conta com o apoio de Maria da Penha Silva Gomes, doutoranda no programa de pós-graduação em Políticas Públicas da UFABC. No início de 2023, com o crescimento da demanda de atendimentos a crianças vítimas de violência, a UFABC firmou uma parceria com a PUC-SP para acompanhamento clínico de crianças e famílias, e fortalecimento da rede de atendimento às crianças e adolescentes de Heliópolis. Essa ação é coordenada pela psicóloga Beatriz Borges Brambilla.
Reunião do GT Violência na EMEF Dr. Abrão Huck
Um dos espaços de interlocução e produção dessas pesquisas foi o 13º Seminário Heliópolis, bairro educador: o povo na construção da democracia, da justiça social e da liberdade, evento que contou com a participação da comunidade acadêmica da UFABC, por meio do envolvimento nas mesas/grupos de trabalho e no apoio técnico-operacional à realização do evento. Inclusive, o vídeo de divulgação do evento, Seminário em Heliópolis debate educação para além dos muros, foi produzido por Carlos Jacinto Nascimento Motta, profissional vinculado ao projeto, em parceria com Douglas Cavalcante e a equipe de comunicação da UNAS.
Já no 28º encontro da UNAS, realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o projeto contribuiu com a contratação de transporte para garantir a participação de mais de 700 pessoas trabalhadoras em projetos da UNAS. A comunidade da UFABC também marcou presença nesse evento. Além da professora Suze Piza e do professor Paulo Neves, coordenadores do projeto, diversas outras integrantes participaram desse encontro, a exemplo da bolsista Sabrina Santos, que, após fazer parte da primeira equipe de pesquisa do projeto, foi convidada a integrar o Laboratório social Heliópolis, o Observatório de olho na quebrada e, posteriormente, o grupo técnico de juventude do gabinete de transição do Governo Federal.
Suze Piza e Paulo Neves falam no 28º encontro da UNAS
Muitas foram as ações paralelas, que ocorreram a partir do projeto, mas independentemente de seus recursos. Destacamos a parceria com a Biblioteca Comunitária de Heliópolis. Essa parceria envolveu a doação de centenas de livros – tanto de livros novos, adquiridos a partir de uma lista fornecida pela gestão da biblioteca, quanto de livros usados –; a elaboração de roteiros de oficinas relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes, por parte de estudantes do estágio curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC; e a inclusão do território na programação da 8ª edição da Jornada do Patrimônio de São Paulo, evento municipal com diversas ações que visam aproximar a população do seu patrimônio.
Heliópolis entrou para o circuito da jornada com duas ações: uma caminhada mediada, intitulada Além da periferia: centralidade do Heliópolis e um sarau. Com início no Hospital Heliópolis, o percurso da caminhada terminou na biblioteca, onde ocorreu o sarau Me chama que eu vou, com o lançamento do livro “Espicha, a lagartixa, e os cabelos de Isabela”, de escritor local.
Kaio Barbosa fala sobre o território para participantes da caminhada mediada.
Um diferencial deste projeto que merece ser destacado é a participação de seus integrantes, vinculados à UFABC, nos atos e manifestações realizados na região. Tanto na 24ª Caminhada pela paz de Heliópolis, como nas marchas contra a fome, representantes da UFABC fizeram-se presentes.
Marcha da panela vazia
As ações desenvolvidas pelo projeto têm demonstrado a relevância da construção de parcerias comprometidas com a educação pública, a população empobrecida e a justiça social. Está mais do que claro que tais ações ampliam o engajamento comunitário, tanto da comunidade da UFABC quanto da comunidade de Heliópolis.
Fonte e autoria: Equipe do projeto de extensão "Produção e reprodução de conhecimento em Heliópolis: fortalecendo as bases de um bairro educador".
Revisão e publicação: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC).
Redes Sociais