Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Notícias > Primeiro boletim informativo sobre o Programa de Gestão de Desempenho (PGD) da UFABC
Início do conteúdo da página

Primeiro boletim informativo sobre o Programa de Gestão de Desempenho (PGD) da UFABC

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2025, 09h45

PROGRAMA DE GESTÃO E DESEMPENHO – UFABC

BOLETIM PGD Nº 01

Prezadas e Prezados,


Este é o primeiro boletim informativo sobre o Programa de Gestão de Desempenho (PGD) da UFABC, destinado a manter todas as pessoas participantes, chefias e dirigentes informados(as) sobre as iniciativas, atualizações e eventos relacionados ao PGD.


Nosso objetivo é reforçar a importância do PGD para o aprimoramento dos serviços prestados pela universidade.


A seguir, apresentamos um resumo das últimas atualizações a respeito do PGD, além de algumas obrigações a serem observadas pelas pessoas participantes e chefias.


1. DA NECESSIDADE DE CADASTRO DOS PLANOS DE ENTREGAS (GERENCIAIS) E DE TRABALHO (INDIVIDUAIS) DE 2025 NO SISTEMA POLARE

  • O Polare, sistema que gerencia a execução do PGD, foi desenvolvido com base no calendário civil (janeiro a dezembro) e, por este motivo, faz-se necessário o cadastro de um novo Plano de Entregas (Gerencial) para 2025, tendo em vista que o ciclo regular vigente do PGD teve início em 01/11/2024.
  • Este recurso está disponível no sistema desde 03/01/2025, conforme orientações já encaminhadas pela SUGEPE.

1.1 Do cadastro do Plano de Entregas (Gerencial) 2025:

  • Para facilitar o cadastro do Plano de Entregas (Gerencial) de 2025, o Polare disponibiliza a funcionalidade "Duplicar" plano (acesse aqui o manual), permitindo que o plano de 2024 seja utilizado como base para a criação de um novo.
  • Destaca-se que a duplicação do Plano de Entregas (Gerencial) não inclui automaticamente as entregas cadastradas em 2024. Dessa forma, as chefias imediatas devem duplicar as entregas do plano anterior para 2025, atribuindo responsáveis ou alinhar com as pessoas participantes o cadastro de novas entregas em seus respectivos Planos de Trabalho (individuais).

1.2 Do cadastro do Plano de Trabalho (Individual) 2025:

  • Orientamos que, após o cadastro do Plano de Entregas (Gerencial) pela chefia imediata, é obrigatório que cada participante realize o cadastro de seu Plano de Trabalho (Individual).
  • Atenção: As entregas do Plano de Trabalho (Individual) referentes a 2024 não devem ser excluídas do Quadro de Entregas do Polare pela pessoa participante.

1.3 Da necessidade de manter vigente os planos no Polare:

  • Todas as chefias imediatas das unidades autorizadas a realizar o PGD devem manter um Plano de Entregas (Gerencial) vigente, e as pessoas participantes do programa devem possuir um Plano de Trabalho (Individual) cadastrado.
  • Todas e todos devem acessar o sistema Polare e conferir o status dos seus planos!

2. SOBRE A HOMOLOGAÇÃO DAS ENTREGAS

2.1 Do novo recurso 'calendário':

  • A partir de janeiro deste ano, está disponível no sistema um novo recurso que permite cadastrar um calendário com prazos para homologação das entregas.
  • Com esse novo recurso, a SUGEPE passará a definir períodos para as homologações das entregas finalizadas.
  • Para uma melhor organização, os calendários serão abertos mensalmente, de forma que as homologações das entregas finalizadas ocorram ao longo do período pré-definido que, em geral, ocorrerá até o 5º dia útil do mês subsequente.
  • Essa forma de organização integra-se aos demais calendários da SUGEPE, como o de frequência e da folha de pagamento.
  • Segue abaixo o período de homologação das entregas e justificativas finalizadas no mês de fevereiro de 2025:

Homologação

Período

Entregas de Fevereiro/2025

De 17/02/2025 a 07/03/2025


2.2. Quando as chefias imediatas deverão regularizar as homologações das entregas finalizadas e retroativas a fevereiro de 2025?
  • O calendário de homologações de entregas e justificativas finalizadas referente aos meses de novembro e dezembro de 2024 e janeiro de 2025 será divulgado posteriormente ao primeiro encontro da SUGEPE com os(as) Pontos Focais de cada Grande Área da UFABC.


3. NOVA PORTARIA A RESPEITO DAS AVALIAÇÕES DOS PLANOS DE ENTREGA E DE TRABALHO

  • Foi publicada na última semana a Portaria nº 4707/2025, que regulamenta a Avaliação do Ciclo Regular do PGD, estabelecendo as diretrizes para a avaliação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na UFABC, em conformidade com a Resolução ConsUni nº 236/2024.
  • A avaliação dos planos compõe a última etapa do ciclo regular do PGD.
  • Em breve divulgaremos mais detalhes a respeito!
 

Acompanhe as atualizações do PGD em: ufabc.edu.br/pgd
Acesse o Escritório Digital em: https://nti.ufabc.edu.br/ escritoriodigital/
Dúvidas ou esclarecimentos, acesse: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação de Gestão Estratégica da SUGEPE
Superintendência de Gestão de Pessoas
Fundação Universidade Federal do ABC


 
Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página