Página inicial > Notícias > Reajuste anual programado do Restaurante Universitário da UFABC foi adiado para 1º de outubro

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 11h15

A partir de 1º de outubro de 2024, os valores das refeições no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do ABC (UFABC), atualmente administrado pela empresa Real Food, serão reajustados. A revisão anual dos valores está prevista contratualmente e baseia-se no Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA. Vale lembrar que o referido reajuste estava programado para se iniciar no mês de junho, mas foi adiado após negociação ocorrida nos últimos meses entre a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP) e a mencionada empresa. A prorrogação permitiu que os valores atuais fossem mantidos até o final do segundo quadrimestre letivo.

Novos valores do RU

Reajuste contratual programado no valor do RU-UFABC
Usuários Valor atual da refeição (até 30 de setembro de 2024) Valores a partir de 1º de outubro de 2024
Valor do acréscimo (3,9%) Valor final da refeição
Estudantes de Graduação e Pós-graduação R$ 6,19 R$0,24 R$ 6,43
Servidores, pesquisadores externos, trabalhadores terceirizados e visitantes R$ 15,47 R$0,61 R$ 16,08
Crianças entre 2 e 10 anos R$ 7,73 R$0,31 R$ 8,04

Diante da alteração nos valores do Restaurante Universitário, a PROAP recomenda a todas as pessoas que utilizam este serviço que se planejem com atenção, especialmente no que se refere ao carregamento e utilização de créditos para pagamento das refeições.

Cabe ressaltar que os créditos vigentes na carteirinha são contabilizados em valores financeiros (R$) e não por quantidade unitária de refeições. Assim, à medida que são realizadas as refeições, os valores (em R$) são debitados da conta do/a usuário/a. A partir de outubro, os créditos serão debitados considerando os valores reajustados de cada refeição.

Encontros com estudantes

Na última semana, a PROAP se reuniu com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) para demonstrar os termos contratuais do reajuste e reiterar caminhos institucionais para avaliação permanente dos serviços prestados pela empresa contratada.

Além disso, a Pró-reitoria tem promovido visitas técnicas com representantes estudantis às instalações da Real Food. Durante as visitas, as pessoas participantes conhecem o processo de escolha dos alimentos, de logística de preparo das refeições e detalhes sobre o funcionamento do restaurante. As e os visitantes podem acessar os espaços internos da estrutura da empresa na UFABC, como também têm oportunidade de conhecer instalações da empresa fora da Universidade, como a horta que abastece legumes e verduras ofertados nos RUs da UFABC.

Nestas visitas, estudantes também têm a oportunidade de dialogar com gestores da Real Food, sugerir melhorias e conversar com os trabalhadoras e trabalhadores do restaurante.

Para os próximos meses, a PROAP planeja continuar organizando visitas técnicas com a participação de mais membros da comunidade universitária. A ideia, segundo a Pró-reitoria, é dar mais transparência, aprimorar o entendimento da comunidade sobre a gestão do RU na UFABC e ampliar o diálogo para garantir a qualidade na prestação deste serviço na Universidade.

Auxílio Alimentação em fluxo contínuo

A UFABC prioriza programas de apoio para estudantes em condições de vulnerabilidade social e econômica. Uma das modalidades é o Auxílio-Alimentação, destinado à segurança alimentar e nutricional destas e destes estudantes com possibilidade de oferta mensal de 25 ou 40 créditos no Restaurante Universitário (RU). Recentemente, a UFABC divulgou os novos regramentos para solicitação de auxílios estudantis que agora funciona em fluxo contínuo, deixando o processo mais ágil.

Avaliação dos serviços

A qualidade dos serviços prestados pela empresa responsável pela gestão do RU é acompanhada e aferida continuamente por pessoas servidoras da UFABC, incluindo profissionais de nutrição, que atuam como fiscais do referido contrato. Ademais, a PROAP também disponibiliza formulário eletrônico permanente para que toda comunidade universitária possa indicar suas avaliações sobre o serviço prestado. De acordo com a Pró-reitoria, o preenchimento desta avaliação é um instrumento de gestão importante, que dá suporte às equipes no trabalho de acompanhamento, melhorias e, se necessário, aplicação de sanções à empresa quando descumpre regramentos estabelecidos contratualmente.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC