Semana do Cérebro 2023: Neurociência da UFABC promove ações de divulgação científica em escolas da região
Anualmente, no mês de março, universidades, escolas, hospitais e outras organizações nacionais e internacionais unem-se durante uma semana para realizar popularização dos conhecimentos neurocientíficos. As atividades incluem desde visitas a laboratórios, minicursos, exibição de filmes e documentários até exposições e brincadeiras interativas sobre o cérebro, a mente, ilusões e doenças.
Neste ano, entre os dias 13 e 17, a UFABC em parceria com a Universidade São Caetano do Sul (USCS) esteve em cinco escolas do Grande ABC (Colégio Harmonia, Unidade Educacional Magistral, Instituto Sagrada Família, Colégio Il Sole e EMEF Elvira Paolilo Braido) realizando oficinas, palestras e brincadeiras com estudantes, desde a educação infantil até o ensino médio. O projeto contou com a participação de docentes e discentes da graduação e da pós-graduação em Neurociência e Cognição.
Katarina Fernandes ensina crianças da Escola Magistral sobre o funcionamento do sistema nervoso. Crédito: Monique Scantamburlo | Assessoria de Comunicação (UFABC)
Divididos em pequenos grupos, a cada estação, crianças e adolescentes puderam aprender sobre o funcionamento do sistema nervoso, dos cinco sentidos (audição, paladar, olfato, tato e visão) e da Covid-19 através, principalmente, de gincanas e interações lúdicas.
Para a mestranda Katarina Fernandes, levar conteúdo acadêmico para pessoas de diferentes idades é uma oportunidade rica em experiências, de troca de conhecimento e um desafio. “Saber transmitir o conhecimento para pessoas tão distintas, em fases de aprendizagem diferentes, conseguir fazer a transposição do conteúdo acadêmico para a linguagem que atinja cada um é um desafio imenso que coloca a prova as minhas habilidades de comunicação científica, que julgo muito necessárias”.
Em paralelo, pelo Instagram, a equipe Semana do Cérebro UFABC, abordou outros temas relativos ao cérebro e suas funções, por exemplo, sobre os neuromitos do mapa da língua e das habilidades criativas de pessoas canhotas, efeitos do amor e do álcool e o papel da música no desempenho cognitivo.
Durante a Semana do Cérebro, o Instituto do Cérebro, Programa de Neurologia do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), e a Universidade Federal do ABC apresentaram uma série de discussões para o público geral com o objetivo de fomentar a Neurociência no Brasil e mostrar como ela está presente no dia-a-dia de todos. As transmissões ao vivo trataram sobre os temas Neurociência da Educação (professores Katerina Lukasova e João Ricardo Sato), Covid e o Cérebro (professor Abrahão Fontes Baptista) e Sono e Cerébro.
No sábado, a UFABC esteve no Brain Bee SP 2023, curso preparatório para a IX Olimpíada de Neurociência. Realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, o intensivo voltado a estudantes do ensino médio que prestarão a prova no dia 22 de abril dispôs de aulas, por exemplo, sobre microambiente neuronal com a professora Marcela Echeverry, Memória com a professora Raquel Fornari e Sistemas sensoriais com o professor André Mascioli Cravo.
Professores da UFABC no backstage do Brain Bee SP 2023. Crédito: Monique Scantamburlo | Assessoria de Comunicação (UFABC)
Entre as palestras, os participantes puderam participar da Feira de Neurociência com demonstração de equipamentos fNIRS e EEG, lâminas histológicas, diagnóstico de lesões cerebrais por imagens médicas, simulação do potencial de membrana celular, ilusões visuais e auditivas e peças anatômicas.
Os professores João Sato, Patrícia Vanzella e Thenille Braun falaram sobre a relação Neurociência e Música e fecharam o evento conduzindo uma demonstração de Espectrografia Funcional de Infravermelho Próximo (fNIRS) com a Einsteria, a grupo de percussão do curso de Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
João Sato, especialista em métodos quantitativos em Neurociências, diz que foi uma experiência marcante pelo grande número de participantes e entusiasmo de todos os palestrantes: “Além das palestras, houve exposições mão-na-massa que ofereciam conteúdo educativo e inspirador. Percebi que não se tratava apenas de uma ocasião para se divertir, mas também de um momento para aprender e crescer como pessoa. No Brasil, deveríamos ter um maior incentivo para a realização destes eventos”.
A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela SBNeC e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW).
Texto e fotos: Monique Scantamburlo | Assessoria de Comunicação (UFABC)
Redes Sociais