Torneio realizado na UFABC promoveu debates sobre problemas abertos em Física
O 2nd Brazilian Physicists’Tournament (Torneio Brasileiro de Físicos) ocorreu de 12 a 14 de dezembro, na Universidade Federal do ABC. O evento serve de seletiva nacional para o International Physicist's Tournament (IPT) 2020 que ocorrerá em abril, na Polônia.
Três equipes participaram este ano: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), todas compostas por professores, alunos de graduação e de pós-graduação. Ao todo, foram realizados quatro Physics Fights, debate científico no qual cada equipe desafia a outra a apresentar uma solução de um problema aberto em Física.
O formato da competição este ano foi de pontos corridos, com peso 2 para o Fight Final, realizado na tarde de sábado. Foi uma disputa muito concorrida, com excelentes soluções discutidas em alto nível acadêmico. Ao final de três dias de aprendizado, companheirismo, diversão e muita ciência, o time da Unicamp foi o vitorioso, com 219.2 pontos acumulados, seguido da UFABC, com 208.5, e da USP, com 190.5 pontos.
A primeira colocada representará o Brasil na seletiva internacional, que terá em 2020 equipes de 26 países diferentes, de todos os continentes. A lista completa de times registrados pode ser vista aqui: https://2020.iptnet.info/registered-teams/
Histórico da UFABC na competição
Mesmo não tendo garantido a vaga na etapa internacional de 2020, a UFABC tem um importante histórico nesta competição. Ela foi a pioneira do Brasil neste torneio, tendo sua primeira participação em 2017, na Suécia.
Em 2018, na Rússia, conquistou o terceiro lugar, a melhor colocação de um país das Américas, o que garantiu a participação da equipe na final contra a Suíça e a França. Na oportunidade, o Brasil garantiu vaga direta para a etapa internacional de 2019, por isso, ainda no final de 2018, a UFABC realizou a primeira seletiva nacional que viria a se tornar o Brazilian Physicists’ Tournament. Com a vitória de seu time, a Universidade teve sua terceira participação consecutiva no torneio que ocorreu em 2019, na Suíça.
Para a realização da segunda edição do evento na UFABC, o Comitê Nacional do IPT contou com o apoio de vários atores institucionais, dentre eles, a Reitoria e o CCNH.
Letícia Gouveia
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais