Universidade recebe seletiva de torneio na área de Física
O campus Santo André da Universidade Federal do ABC recebe, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2023, o 6º Brazilian Physicists’ Tournament (Torneio Brasileiro de Físicos). O evento serve como seletiva nacional para o International Physicist's Tournament (IPT) de 2024, que ocorrerá em abril, em Zurique, na Suíça.
Cinco equipes compõem esta seletiva de 2023: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), todas compostas por professores, estudantes de graduação e de pós-graduação. A competição, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Física, promove debates científicos nos quais cada equipe desafia a outra a apresentar uma solução para um problema aberto em Física.
A primeira colocada representará o Brasil na seletiva internacional, que terá equipes de diversos países em diferentes continentes. Mais informações podem ser consultadas neste link: International Physicists’ Tournament 2024.
Para mais detalhes sobre o 6º Brazilian Physicists’ Tournament, acesse o site: Seção brasileira do Torneio Internacional de Físicos.
A UFABC na competição
A Universidade Federal do ABC é a pioneira do Brasil neste torneio, tendo sua primeira participação em 2017, na Suécia.
Em 2018, na Rússia, conquistou o terceiro lugar, a melhor colocação de um país das Américas, o que garantiu a participação da equipe na final contra a Suíça e a França. Na oportunidade, o Brasil garantiu vaga direta para a etapa internacional de 2019, por isso, ainda no final de 2018, a UFABC realizou a primeira seletiva nacional que viria a se tornar o Brazilian Physicists’ Tournament. Com a vitória de seu time, a Universidade teve sua terceira participação consecutiva no torneio que ocorreu em 2019, na Suíça.
Nos anos seguintes, mesmo sem alcançar a vaga na etapa internacional do torneio, a UFABC figura sempre entre as primeiras colocações, demonstrando a participação significativa da Universidade nesta competição.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais