Página inicial > Notícias > UFABC amplia espaço de armazenamento de e-mails para atender demanda da comunidade universitária

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 16h36

Na última quarta-feira, 16 de outubro, o Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) da UFABC efetivou a ação que dobrou espaços de armazenamento das contas de e-mail institucionais de servidores (técnico-administrativos e docentes) e de alunos de pós-graduação, beneficiando mais de 10 mil pessoas que utilizam o serviço. De acordo com o NTI, o encaminhamento da ação foi respaldado por um estudo, solicitado pelo Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETIC), que avaliou a dinâmica de uso deste serviço pela comunidade UFABC. O aumento da cota de armazenamento passou de 1 GB para 2 GB e também atende a uma demanda reportada recorrentemente por membros da comunidade universitária ao próprio NTI.

"Essa medida vai contribuir para melhorar a experiência do usuário e otimizar o uso do e-mail institucional, além de ser fundamental para garantir uma comunicação mais eficiente entre os membros da comunidade", afirmou Cristiano de Noronha , responsável pela Divisão de Data Center do NTI.

Mais espaço, mais organização

Além de aumentar a cota de armazenamento, o NTI disponibiliza uma cartilha com dicas para um uso mais consciente do e-mail. A publicação orienta sobre como organizar a caixa de entrada, eliminar mensagens desnecessárias e evitar o envio de arquivos grandes. O material pode ser acessado em página no site do NTI: Otimização do armazenamento do e-mail institucional.

Entre os próximos passos na otimização de outros serviços, o NTI informa que avalia a possibilidade de aumentar o espaço de armazenamento das pastas compartilhadas na rede e dos e-mails departamentais. Atualmente, a cota padrão para os e-mails de departamento é de 5GB por conta, podendo ser expandida para até 15 GB, por meio de solicitação na Central de Serviços da Universidade.

Vale ressaltar que essa ação de ampliação de espaços contempla todos os endereços de e-mail institucionais terminados com domínio "@ufabc.edu.br", cujos armazenamentos são geridos internamente. As contas institucionais finalizadas com domínio "@aluno.ufabc.edu.br", cujos armazenamentos ocorrem externamente à UFABC, permanecem com a mesma dinâmica, por meio de concessão ofertada pela plataforma Microsoft.

Sobre o e-mail institucional

O e-mail institucional é uma ferramenta essencial para a comunicação interna e externa da UFABC. Ele permite que servidores, docentes, discentes e demais membros da comunidade se comuniquem de forma eficiente e segura.

Recomendações para o uso do e-mail institucional:

• Evite spam: Não abra e-mails de remetentes desconhecidos e não clique em links suspeitos.
  • Proteja seus dados: Não compartilhe informações pessoais sensíveis por e-mail.
  • Utilize listas de distribuição: Para enviar mensagens para um grande número de pessoas, utilize listas de distribuição.
  • Envio de arquivos grandes: Utilize plataformas de armazenamento em nuvem - como, por exemplo, o Google Drive (entre com o acesso institucional da UFABC) - ou plataformas para envio e armazenamento temporário de arquivos - como o FIleSender, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) (entre com acesso federado da UFABC) - para compartilhar arquivos grandes.

Para mais informações, acesse o site do NTI UFABC.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC, com informações do Núcleo de Tecnologia e Informação - NTI UFABC.