UFABC inicia a construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2024
Servidoras e servidores da UFABC estão participando ativamente da elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2024 da universidade desde o mês de julho sob gestão e acompanhamento da Divisão de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoal da SUGEPE (DCDP/SUGEPE). Ao longo dos próximos meses, diversas etapas serão realizadas visando à consolidação do documento. O PDP tem como objetivo aprimorar a alocação de recursos e definir as principais ações de desenvolvimento a serem implementadas, alinhadas aos objetivos organizacionais da instituição.
Mas afinal o que é o PDP?
O PDP é o principal instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto Nº 9.991 de 2019, que procura estabelecer uma cultura de planejamento de ações de desenvolvimento nos órgãos de administração pública federal com base nas necessidades cotidianas e especificas de cada um deles e que, também, esteja alinhada a estratégia organizacional.
Esse plano deve ser formulado anualmente e entrará em vigor no ano seguinte à sua elaboração. Seu objetivo central é realizar o planejamento de ações de desenvolvimento em toda a UFABC.
Como o PDP é construído?
Para a construção do PDP 2024, deve ser considerada cuidadosamente uma ampla gama de necessidades de desenvolvimento. Isso abrange, inclusive, a participação em programa de pós-graduação stricto sensu no país simultaneamente ao exercício do cargo, ou com afastamento, e licença para capacitação.
Todas essas demandas estão sendo consolidadas por meio do SIPEC (Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal), uma plataforma governamental que centraliza essas informações de forma eficiente e abrangente.
E qual a participação dos(as) servidores(as) e gestores(as) neste processo?
As informações serão incluídas pelas servidoras e servidores que estão registrados como “usuários do PDP”. Posteriormente, serão validadas pelo Dirigente de cada unidade administrativa. Dessa forma, é de grande importância que os (as) servidores(as) da UFABC estejam familiarizados com o sistema e estejam cientes das diretrizes do PDP. Afinal, eles (as) desempenham um papel fundamental, juntamente com suas chefias e líderes, no avanço e na eficácia da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), que, em última instância, se traduz na melhoria dos serviços prestados à população.
Quais serão as próximas etapas depois da inclusão das necessidades?
A elaboração do PDPD teve início em julho e seguirá por algumas etapas até sua consolidação em 30/09/2023, conforme estipulado pelo Governo Federal. Além disso, durante o ano de 2024, estão programadas revisões do PDP, proporcionando um momento oportuno para realizar ajustes e aprimoramentos no planejamento.
Servidora e servidor: participe e contribua para um PDP transparente, objetivo e eficiente!
Para saber mais, acesse a página da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) no Portal do Servidor.
Conteúdo: Superintendência de Gestão de Pessoas (SuGePe UFABC). Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC)
Redes Sociais