UFABC integra movimento “Luto pela vida e Todos pela Vacina”
A UFABC participa, nesta sexta-feira (12/3), do movimento Luto Pela Vida e Todos pela Vacina, que reúne universidades estaduais e federais do Brasil em uma ação conjunta em sinal de luto, respeito e solidariedade pelas milhares de mortes pela Covid-19 no Brasil. Além da UFABC, participam da ação as seguintes universidades: UFSC, UFSM, UFPR, UFRN, USP, Unesp e Unicamp.
As universidades fixaram faixas pretas em suas fachadas com a mensagem "Luto Pela Vida e Todos Pela Vacina". No caso da UFABC, a faixa foi aplicada em formato virtual na página principal da Universidade, e permanecerá dessa forma durante uma semana.
O dia 12 de março marca um ano da primeira vítima fatal por Covid-19 no Brasil -- uma mulher negra de 57 anos, internada em um hospital municipal da capital paulista. Um ano após a primeira morte, os números do Brasil ainda são trágicos, com mais de 2 mil vidas perdidas diariamente e contabilizando, até 10 de março, mais de 270 mil mortes.
A manifestação das universidades mostra-se como um ato de repúdio às ações governamentais que contribuíram para o avanço da doença, em especial aos impasses envolvendo a compra e a produção de vacinas, a ausência de campanhas contra a desinformação, além da falta de apoio à ciência e às parcelas da população mais atingidas pela pandemia.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Redes Sociais