Acesso aos sistemas de gestão de pessoas mantidos pelo Governo Federal: PARTE III (SOUGOV)
Apresentação
Este manual trata do acesso ao SOUGOV, no qual servidores ativos, aposentados e pensionistas podem acessar, consultar ou requerer alguns dados pessoais e financeiros junto à área de gestão de pessoas. Trata-se de um novo canal de atendimento a direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a Administração Pública Federal (APF).
Caso esteja procurando informações a respeito do SOUGOV, está no lugar certo! Por outro lado, caso queira entender a diferença entre o uso do SIGEPE e SOUGOV, ou mesmo esteja procurando detalhes do sistema SIGEPE, consulte os demais procedimentos a respeito:
- Acesso aos sistemas de gestão de pessoas mantidos pelo Governo Federal: PARTE I (SOUGOV x SIGEPE)
- Acesso aos sistemas de gestão de pessoas mantidos pelo Governo Federal: PARTE II (SIGEPE)
Índice
1. Definição
2. A quem se plica
3. Como acessar o SOUGOV
3.1. O que é o SouGov?
3.2. Entenda as diferenças: login gov.br, aplicativo gov.br e SouGov.br
3.3. Como administrar minha conta GOV.BR?
3.4. Como acessar o SouGov?
4. Serviços disponíveis no SOUGOV
5. Ajuda e suporte quanto ao uso do SOUGOV
5.1.Sobre o aplicativo e segurança dos dados
5.2. Dúvidas a respeito de como usar o aplicativo
5.3 Qual o papel da Superintendênciade Gestão de Pessoas (SUGEPE) quanto ao suporte e uso do SouGov?
1. Definição
O SOUGOV.BR faz parte de um trabalho de transformação digital desenvolvido pelo Ministério da Economia para gerar uma maior e melhor conectividade entre os servidores ativos, aposentados e pensionistas e a gestão de pessoas da Administração Pública Federal (APF).
O objetivo é tornar o SOUGOV.BR um canal único de atendimento a direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a APF. O SOUGOV.BR está disponível nas versões aplicativo e web, podendo ser acessado pelo celular ou pelo computador, e oferece diversos serviços de gestão de pessoas, como o envio de atestado médico, a solicitação de auxílio-transporte, licenças gestante, adotante e paternidade e a prova de vida digital.
Gradativamente, os serviços disponíveis no Sigepe web estão sendo migrados para o SOUGOV.BR. Segundo o site oficial, até fevereiro de 2023, a plataforma disponibilizará cerca de 70 serviços aos usuários.
2. A quem se aplica?
-
Docentes efetivos
-
Técnicos administrativos efetivos
-
Contratos Temporários (Professores Visitantes e Técnico Administrativos)
- Pensionistas
3. Como acessar o SOUGOV
3.1. O que é o SouGov?
- No site oficial da plataforma temos que o SouGov faz parte de um amplo trabalho de transformação digital desenvolvido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e sua Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, para gerar uma maior e melhor conectividade entre os servidores ativos, aposentados e pensionistas e a gestão de pessoas da Administração Pública Federal (APF).
- O objetivo é tornar o SouGov um canal único de atendimento a direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a APF. O SouGov está disponível nas versões aplicativo e web, podendo ser acessado pelo celular ou pelo computador, e oferece diversos serviços de gestão de pessoas, como o envio de atestado médico, a solicitação de auxílio-transporte, licenças gestante, adotante e paternidade e a prova de vida digital. Gradativamente, os serviços disponíveis no Sigepe web estão sendo migrados para o SouGov. Até fevereiro de 2023, o SouGov disponibilizará cerca de 50 serviços aos usuários.
- Atenção: para utilizar o SOUGOV, o servidor precisará obter uma conta "GOV.BR" (vide os itens a seguir). Não será possível utilizar as mesmas senhas/logins de outros sistemas para acessar o SOUGOV!
3.2. Entenda as diferenças: login gov.br, aplicativo gov.br e SouGov.br
- Veja o material de divulgação do Ministério da Economia: https://www.gov.br/servidor/pt-br/imagens/folder_diferencas_sougovbr.jpeg
- Reforçando: a conta "GOV.BR" trata-se de um sistema de acesso para os diversos serviços oficiais disponibilizados pelo órgãos/entidades do Governo Federal. O SOUGOV, por sua vez, é um desses serviços!
- Portanto, para se acessar o SOUGOV é necessário que você tenha uma conta no "GOV.BR".
3.3. Como administrar minha conta GOV.BR?
- Como visto, para acessar o SOUGOV, será necessário que o servidor possua uma conta "GOV.BR", para tanto:
- acesse este link https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/conta-gov-br/ e entenda como funciona este sistema de acesso.
- para administrar sua conta "GOV.BR" (incluindo níveis de permissão, alteração de dados, reforço na segurança para acesso, entre outros), entre em: acesso.gov.br
3.4. Como acessar o SouGov?
Link com dados completos para acesso ao SouGov :https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/acesso-sou-gov-br-senha-gov-br-e-instalacao/1, o qual contém as seguintes instruções:
- O que preciso para me conectar ao aplicativo (App) SouGov.br?
- Como instalar e acessar o aplicativo SouGov.br?
- Como recupero minha senha do aplicativo SouGov.br?
- Como cadastrar dispositivo no aplicativo SouGov.br?
- Como configurar Biometria no aplicativo SouGov.br?
Vídeo Tutorial de Acesso ao SOUGOV:
Links para acesso aos sistemas (aplicativo e versão web): https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov/sou-gov.br
4. Serviços disponíveis no SOUGOV
- Os serviços disponíveis no SOUGOV foram atualizados em 15/12/2021 (fonte: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov.br/servicos-disponiveis-aplicativo-sou-gov.br);
- Link que contém alguns tutorias oficiais (em formato de vídeo): https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov.br/tutoriais-aplicativo-sou-gov.br
PARA SERVIDORES ATIVOS
- Atestado médico (encaminhamento)
- Autorização de acesso à Declaração do IRPF
- Cadastro/alteração de Dados Bancários
- Carteira Funcional
- Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)
- Assistente Virtual - Sol (atendimento ao usuário)
- Comprovante de Rendimento Extra Siape (encaminhamento)
- Comprovante de Rendimentos
- Consulta a Afastamentos
- Consulta a Dados Funcionais
- Consulta a Férias (atenção: as marcações de férias na UFABC são realizadas exclusivamente pelo sistema SIGRH)
- Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente)
- Consulta ao Comprovante de Pensão Alimentícia
- Consulta de dependentes
- Contracheque
- Currículo e Oportunidades
- Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor)
- Ficha Financeira Anual
- Localização de Unidade de Gestão de Pessoas
- Prévia de Contracheque
- Prévia de 13º Salário
PARA GESTORES
- SouGov.br Líder
PARA SERVIDORES APOSENTADOS, PENSIONISTAS E ANISTIADOS POLÍTICOS CIVIS
- Autorização de acesso à Declaração do IRPF
- Cadastro/alteração de dados bancários
- Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)
- Assistente Virtual - Sol (atendimento ao usuário)
- Comprovante de rendimentos
- Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente)
- Contracheque
- Dados Pessoais (poderão ser alterados pelo servidor)
- Declaração de Aposentadoria
- Declaração de Fundamento Legal
- Ficha Financeira Anual
- Localização de unidade de gestão de pessoas
- Prévia de 13º Salário
- Prévia de Contracheque
- Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização)
CONSIGNAÇÕES (ativos e inativos)
- Autorização de empréstimo consignado
- Consulta à autorização - com possibilidade de cancelamento e reativação
- Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado
- Consulta a extrato de consignações ativas ou encerradas
SOLICITAÇÕES
- Ajuda de Custo
- Assistência à Saúde Suplementar (Cadastro de Plano)
- Auxílio-alimentação e refeição
- Auxílio-funeral
- Auxílio-transporte
- Averbação do Tempo de Contribuição
- Certificado Digital
- Licenças Gestante, Adotante e Paternidade
- Opção Função (funções comissionadas)
5. Ajuda e Suporte quanto ao uso do SouGov
5.1.Sobre o aplicativo e segurança dos dados
O sistema SouGov, desenvolvido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, disponibiliza serviços de gestão de pessoas, é gratuito e o acesso é permitido aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – GDF, que recebem seus vencimentos, proventos ou pensões pelo SIAPE.
Segundo o desenvolvedor (Ministério da Economia), o sistema de acesso utiliza os mesmos recursos e protocolos (OPENID CONNECT e OAUTH2) de segurança de empresas renomadas, respaldados por uma especificação consolidada da indústria de software para identificação, autenticação e autorização de usuários.
Recomendamos que os servidores leiam o rol de "Dúvidas Frequentes" em: http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/
Fonte: https://sougov.economia.gov.br/sougov/SobreOAplicativo
5.2. Dúvidas a respeito de como usar o aplicativo
- Dúvidas quanto ao acesso: http://faq-login-unico.servicos.gov.br/
- Dúvidas de como criar conta de acesso: http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/ e e selecione a opção “Conta de acesso”
- Esqueceu a senha?, acesse: http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/ e e selecione a opção e selecione a opção “Como recuperar a conta de acesso?.
- Dúvidas gerais:
- Em caso de dúvidas acesse o Perguntas Frequentes sobre o SouGOV no Portal do Servidor; ou
- Entre em contato pela Central Sipec – 0800-978-9009 ou pelo Formulário Eletrônico
Fonte: https://sougov.economia.gov.br/sougov/CentralAjuda
5.3 Qual o papel da Superintendênciade Gestão de Pessoas (SUGEPE) quanto ao suporte e uso do SouGov?
Cabe à unidade de Gestão de Pessoas prestar apoio no sentido de reforçar a comunicação junto aos seus agentes públicos, com o objetivo de garantir o cumprimento das demandas emanadas pela legislação vigente, dentro do prazo estabelecido.
Em se tratando do sistema SouGov, importante esclarecer que a SUGEPE não possui autonomia e competência para dar o suporte direto ao usuário quanto a possíveis problemas técnicos de acesso à plataforma.
A administração deste sistema é realizada diretamente pelo Ministério da Economia. Havendo qualquer dificuldade de acesso, orientamos que abram um chamado junto à Central Sipec (via 0800-978-9009 ou pelo Formulário Eletrônico).
No caso de necessidade de informações adicionais, favor contatar a Divisão de Acompanhamento Funcional (DAF): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atualizado em: 17/03/2022
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