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Acesso aos sistemas de gestão de pessoas mantidos pelo Governo Federal: PARTE III (SOUGOV)

 Apresentação

Este manual trata do acesso ao SOUGOV, no qual servidores ativos, aposentados e pensionistas podem acessar, consultar ou requerer alguns dados pessoais e financeiros junto à área de gestão de pessoas. Trata-se de um novo canal de atendimento a direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a Administração Pública Federal (APF).

Caso esteja procurando informações a respeito do SOUGOV, está no lugar certo! Por outro lado, caso queira entender a diferença entre o uso do SIGEPE e SOUGOV, ou mesmo esteja procurando detalhes do sistema SIGEPE, consulte os demais procedimentos a respeito:

 


Índice


1. Definição
2. A quem se plica
3. Como acessar o SOUGOV
  3.1. O que é o SouGov?
  3.2. Entenda as diferenças: login gov.br, aplicativo gov.br e SouGov.br
  3.3. Como administrar minha conta GOV.BR?
  3.4. Como acessar o SouGov?
4. Serviços disponíveis no SOUGOV
5. Ajuda e suporte quanto ao uso do SOUGOV
  5.1.Sobre o aplicativo e segurança dos dados
  5.2. Dúvidas a respeito de como usar o aplicativo
  5.3 Qual o papel da Superintendênciade Gestão de Pessoas (SUGEPE) quanto ao suporte e uso do SouGov?


1. Definição

 O SOUGOV.BR faz parte de um trabalho de transformação digital desenvolvido pelo Ministério da Economia para gerar uma maior e melhor conectividade entre os servidores ativos, aposentados e pensionistas e a gestão de pessoas da Administração Pública Federal (APF).

O objetivo é tornar o SOUGOV.BR um canal único de atendimento a direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a APF. O SOUGOV.BR está disponível nas versões aplicativo e web, podendo ser acessado pelo celular ou pelo computador, e oferece diversos serviços de gestão de pessoas, como o envio de atestado médico, a solicitação de auxílio-transporte, licenças gestante, adotante e paternidade e a prova de vida digital.

Gradativamente, os serviços disponíveis no Sigepe web estão sendo migrados para o SOUGOV.BR. Segundo o site oficial, até fevereiro de 2023, a plataforma disponibilizará cerca de 70 serviços aos usuários.

 

2. A quem se aplica?

  • Docentes efetivos

  • Técnicos administrativos efetivos

  • Contratos Temporários (Professores Visitantes e Técnico Administrativos)

  • Pensionistas

3. Como acessar o SOUGOV

3.1. O que é o SouGov?

  • No site oficial da plataforma temos que o SouGov faz parte de um amplo trabalho de transformação digital desenvolvido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e sua Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia, para gerar uma maior e melhor conectividade entre os servidores ativos, aposentados e pensionistas e a gestão de pessoas da Administração Pública Federal (APF).
  • O objetivo é tornar o SouGov um canal único de atendimento a direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a APF. O SouGov está disponível nas versões aplicativo e web, podendo ser acessado pelo celular ou pelo computador, e oferece diversos serviços de gestão de pessoas, como o envio de atestado médico, a solicitação de auxílio-transporte, licenças gestante, adotante e paternidade e a prova de vida digital. Gradativamente, os serviços disponíveis no Sigepe web estão sendo migrados para o SouGov. Até fevereiro de 2023, o SouGov disponibilizará cerca de 50 serviços aos usuários.
  • Atenção: para utilizar o SOUGOV, o servidor precisará obter uma conta "GOV.BR" (vide os itens a seguir). Não será possível utilizar as mesmas senhas/logins de outros sistemas para acessar o SOUGOV!

3.2. Entenda as diferenças: login gov.br, aplicativo gov.br e SouGov.br

  • Veja o material de divulgação do Ministério da Economia: https://www.gov.br/servidor/pt-br/imagens/folder_diferencas_sougovbr.jpeg
  • Reforçando: a conta "GOV.BR" trata-se de um sistema de acesso para os diversos serviços oficiais disponibilizados pelo órgãos/entidades do Governo Federal. O SOUGOV, por sua vez, é um desses serviços!
  • Portanto, para se acessar o SOUGOV é necessário que você tenha uma conta no "GOV.BR".

3.3. Como administrar minha conta GOV.BR?

  • Como visto, para acessar o SOUGOV, será necessário que o servidor possua uma conta "GOV.BR", para tanto:

3.4. Como acessar o SouGov?

Link  com dados completos para acesso ao SouGov :https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/acesso-sou-gov-br-senha-gov-br-e-instalacao/1, o qual contém as seguintes instruções:

  • O que preciso para me conectar ao aplicativo (App) SouGov.br?
  • Como instalar e acessar o aplicativo SouGov.br?
  • Como recupero minha senha do aplicativo SouGov.br?
  • Como cadastrar dispositivo no aplicativo SouGov.br?
  • Como configurar Biometria no aplicativo SouGov.br?

Vídeo Tutorial de Acesso ao SOUGOV:



Links para acesso aos sistemas (aplicativo e versão web)https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov/sou-gov.br

 

4. Serviços disponíveis no SOUGOV 

PARA SERVIDORES ATIVOS

  • Atestado médico (encaminhamento)
  • Autorização de acesso à Declaração do IRPF
  • Cadastro/alteração de Dados Bancários
  • Carteira Funcional
  • Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)
  • Assistente Virtual - Sol (atendimento ao usuário)
  • Comprovante de Rendimento Extra Siape (encaminhamento)
  • Comprovante de Rendimentos
  • Consulta a Afastamentos
  • Consulta a Dados Funcionais
  • Consulta a Férias (atenção: as marcações de férias na UFABC são realizadas exclusivamente pelo sistema SIGRH)
  • Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente)
  • Consulta ao Comprovante de Pensão Alimentícia
  • Consulta de dependentes
  • Contracheque
  • Currículo e Oportunidades
  • Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor)
  • Ficha Financeira Anual
  • Localização de Unidade de Gestão de Pessoas
  • Prévia de Contracheque
  • Prévia de 13º Salário

PARA GESTORES

  • SouGov.br Líder

PARA SERVIDORES APOSENTADOS, PENSIONISTAS E ANISTIADOS POLÍTICOS CIVIS

  • Autorização de acesso à Declaração do IRPF
  • Cadastro/alteração de dados bancários
  • Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)
  • Assistente Virtual - Sol (atendimento ao usuário)
  • Comprovante de rendimentos
  • Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente)
  • Contracheque
  • Dados Pessoais (poderão ser alterados pelo servidor)
  • Declaração de Aposentadoria
  • Declaração de Fundamento Legal
  • Ficha Financeira Anual
  • Localização de unidade de gestão de pessoas
  • Prévia de 13º Salário
  • Prévia de Contracheque
  • Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização)

CONSIGNAÇÕES (ativos e inativos)

  • Autorização de empréstimo consignado
  • Consulta à autorização - com possibilidade de cancelamento e reativação
  • Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado
  • Consulta a extrato de consignações ativas ou encerradas

SOLICITAÇÕES

  • Ajuda de Custo
  • Assistência à Saúde Suplementar (Cadastro de Plano)
  • Auxílio-alimentação e refeição
  • Auxílio-funeral
  • Auxílio-transporte
  • Averbação do Tempo de Contribuição
  • Certificado Digital
  • Licenças Gestante, Adotante e Paternidade
  • Opção Função (funções comissionadas) 

5. Ajuda e Suporte quanto ao uso do SouGov  

5.1.Sobre o aplicativo e segurança dos dados

O sistema SouGov, desenvolvido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, disponibiliza serviços de gestão de pessoas, é gratuito e o acesso é permitido aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – GDF, que recebem seus vencimentos, proventos ou pensões pelo SIAPE.

Segundo o desenvolvedor (Ministério da Economia), o sistema de acesso utiliza os mesmos recursos e protocolos (OPENID CONNECT e OAUTH2) de segurança de empresas renomadas, respaldados por uma especificação consolidada da indústria de software para identificação, autenticação e autorização de usuários.

Recomendamos que os servidores leiam o rol de "Dúvidas Frequentes" em: http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/

Fonte: https://sougov.economia.gov.br/sougov/SobreOAplicativo

5.2. Dúvidas a respeito de como usar o aplicativo

Fonte: https://sougov.economia.gov.br/sougov/CentralAjuda

5.3 Qual o papel da Superintendênciade Gestão de Pessoas (SUGEPE) quanto ao suporte e uso do SouGov?

Cabe à unidade de Gestão de Pessoas prestar apoio no sentido de reforçar a comunicação junto aos seus agentes públicos, com o objetivo de garantir o cumprimento das demandas emanadas pela legislação vigente, dentro do prazo estabelecido.

Em se tratando do sistema SouGov, importante esclarecer que a SUGEPE não possui autonomia e competência para dar o suporte direto ao usuário quanto a possíveis problemas técnicos de acesso à plataforma.

A administração deste sistema é realizada diretamente pelo Ministério da Economia. Havendo qualquer dificuldade de acesso, orientamos que abram um chamado junto à Central Sipec (via 0800-978-9009 ou pelo Formulário Eletrônico).

No caso de necessidade de informações adicionais, favor contatar a Divisão de Acompanhamento Funcional (DAF): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Atualizado em: 17/03/2022

Registrado em: Acesso aos Sistemas Governamentais: SOUGOV e SIGEPE
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