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Acesso aos sistemas de gestão de pessoas mantidos pelo Governo Federal: PARTE IV (SOUGOV Líder e Banco de Talentos)

 Apresentação

Este manual trata especificamente das funcionalidade do SOUGOV: SOUGOV LIDER (destinado aos gestores) e Banco de Talentos.

Caso esteja procurando informações a respeito dessas funcionalidades, está no lugar certo! Por outro lado, caso queira entender a diferença entre o uso do SIGEPE e SOUGOV, ou mesmo esteja procurando detalhes do sistema SIGEPE ou SOUGOV, consulte os demais procedimentos a respeito:

 

PARTE I - SOUGOV LIDER


SouGov Líder (acesso, perfil e funções) 

O SouGov Líder é uma funcionalidade do aplicativo SouGov que permite aos líderes dos órgãos da Administração Pública Federal gerenciar as férias* e afastamentos de sua equipe de forma muito mais simples, prática e ágil. Este recursos subsitutiu o SIGEPE GESTOR, descontinuado em junho de 2021.

O acesso ao Líder é automático e restrito a quem tiver função de chefia ou de substituto. A funcionalidade é para os Líderes do Poder Executivo Federal que recebem seus vencimentos pelo SIAPE.

Caso o usuário com função de chefia cadastrada não tenha acesso ao aplicativo SouGov Líder, solicitamos que entre em contato com a Superintendência de Gestão de Pessoas - SUGEPE  para verificação dos seus dados cadastrais.

(*) Os líderes conseguirão acompanhar, via SOUGOV, as férias efetivadas no SIAPE. Recordamos que a UFABC utiliza exclusivamente o sistema SIG para gerenciamento das parcelas de férias de seus servidores.


Como acessar o SouGov.br Líder:

Acesse o aplicativo (ou versão web) SOUGOV com o login e senha cadastrados na sua conta gov.br.  Após acessar, clique no ícone Líder:

 

sougov lider 1           sougov lider 2

 

Como acessar as funcionalidades do SouGov.br Líder:

Na página oficial do "SOUGOV LÍDER", disponibilizado pelo Ministério da Economia, é possível conferir as diversas funcionalidades deste recurso. Para tanto, acesse: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/sougov-lider/1-sougov-lider-acesso-e-perfil 

 

PARTE II - BANCO DE TALENTOS

 
Criado em junho de 2018 como um aplicativo para celular, o Sigepe Banco de Talentos foi migrado, em 29 julho de 2021, para o sistema SOUGOV, que reúne outras funcionalidades exclusivas para servidores públicos federais. 

A plataforma pode ser utilizada por servidores da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional para dispor informações sobre sua formação, aptidões e experiências profissionais.  E está acessível, também, na versão web do SOUGOV.

O cadastro do currículo no Banco de Talentos é um dos requisitos para a participação em processos seletivos, conforme a Instrução Normativa nº 4, de 28 de dezembro de 2018, que estabeleceu que as seleções públicas realizadas por órgãos ou entidades do Sistema de Pessoal Civil (Sipec) da Administração Pública federal devem receber apenas currículos encaminhados a partir da plataforma. Na UFABC, também é utilizado como documentação obrigatória nos diversos processos de gestão de pessoas, como os de ingresso, movimentação e ações de desenvolvimento.

O Banco de Talentos também cumpre o papel de ferramenta gerencial que fornece às áreas de gestão de pessoas o acesso às informações contidas nos currículos profissionais – o Painel Sigepe Banco de Talentos, lançado em setembro de 2019, que auxilia na gestão e adequada alocação de servidores da Administração Pública federal. 

Como fazer

Para cadastrar o currículo no Banco de Talentos, o servidor precisa ter o aplicativo SOUGOV instalado no celular ou utilizar a versão WEB. A partir da plataforma, o próprio servidor gera um arquivo de seu currículo em PDF e o encaminha por e-mail às unidades promotoras das seleções. Para solicitar afastamento visando realizar ações de desenvolvimento também é necessário ter o currículo cadastrado. 

 

Atualizado em: 17/03/2022

Registrado em: Acesso aos Sistemas Governamentais: SOUGOV e SIGEPE
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