Página inicial > Servidor > Portal do Servidor > Manual do Servidor (procedimentos) > Ausência para participar de competição desportiva
Ausência para participar de competição desportiva
Divisão de Acompanhamento Funcional
Sistema de Solicitação
Esta solicitação deverá ser realizada por meio de Ofício assinado pelo servidor e pela chefia imediata.
Definição
- Afastamento remunerado concedido ao servidor para participar de competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior.
Requisitos Básicos
- Participar de competição desportiva nacional.
- Ser convocado para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior.
Documentação
- Requerimento do interessado, especificando a modalidade do esporte, o local onde será realizada a competição e o período da mesma, sob ciência do Dirigente da sua unidade administrativa.
- Comunicado do Ministério da Cidadania comprovando a convocação do servidor.
- Cópia da publicação no DOU do despacho da Presidência da República autorizando o afastamento.
Estágio Probatório
-
O estágio probatório ficará suspenso durante a ausência e será retomado a partir do término do impedimento (art. 81, III da Lei nº 81112/90 e Ofício-Circular Nº 9/2021/DAJ/COLEP/CGGP/SAA-MEC).
Informações Importantes
- Será considerado como efetivo exercício, para todos os efeitos legais, o período em que o servidor, enquadrado como atleta ou como profissional especializado ou dirigente indispensável à composição da delegação, estiver convocado para integrar representação nacional em treinamento ou competição desportiva no País ou no exterior. (Art. 84 da Lei 9.615/98, com redação dada pela Lei nº 9.981/2000)
- O período de convocação será definido pela entidade nacional de administração da respectiva modalidade desportiva, cabendo a esta ou aos Comitês Olímpico ou Paraolímpico Brasileiros fazer a devida comunicação e solicitar ao Ministério do Esporte* (*atualmente com suas funções alocadas no Ministério da Cidadania) a competente liberação do afastamento do atleta, árbitro e assistente, cabendo ao referido Ministério comunicar a ocorrência ao órgão de origem do servidor. (Art. 84 § 1º da Lei 9.615/98, com redação dada pela Lei nº 12.395/2011)
- Os servidores ocupantes de cargo em comissão poderão afastar-se do cargo, ao ser convocado para integrar representação nacional em competição desportiva, no país ou no exterior na condição de profissional especializado quando for indispensável à composição da delegação.
Outras informações sobre o procedimento
|
Registrado em:
Manual do Servidor
Redes Sociais