Dirigente da Pós da UFABC é eleito presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (FOPROP)
O pró-reitor de pós-graduação da UFABC, professor Dr. Charles Morphy, foi eleito presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) para o biênio 2024-2025.
Com aproximadamente 270 instituições de ensino afiliadas, o FOPROP desempenha um papel crucial como interlocutor junto às principais agências de fomento à ciência no Brasil. O presidente eleito, Dr. Charles Morphy, enfatiza que a UFABC, ao ocupar a Diretoria Executiva do FOPROP, fortalece sua posição como uma jovem liderança no cenário nacional da pesquisa e pós-graduação.
Em relação aos desafios da nova gestão, Morphy destaca a necessidade de implementar as ações delineadas no novo Plano Nacional de Pós-Graduação (2024-2028) e participar das próximas avaliações quadrienais. Além disso, o FOPROP, com representação nos Conselhos da CAPES e da FINEP, buscará influenciar as decisões que moldam o sistema nacional de pós-graduação e o financiamento à pesquisa no país.
O presidente eleito reconhece o desafio adicional de discutir os termos para a expansão sustentável da pós-graduação no Brasil, especialmente em regiões onde a abertura de cursos de mestrado e doutorado ocorreu recentemente. Além disso, Morphy destaca que "a reconstrução das bases da pesquisa e pós-graduação brasileiras é uma prioridade" e complementa: "desde o início do terceiro mandato do presidente Lula, em janeiro de 2023, esforços têm sido direcionados para superar os cortes e a falta de direcionamento enfrentados nos anos anteriores".
A nova gestão do FOPROP terá mandato a partir de 1º de janeiro, e a composição integral do diretório nacional, a ser presidida pelo dirigente da UFABC, está disponível neste link.
Na foto, à esquerda o Prof. Robério Rodrigues (UESB), atual presidente do FOPROP, ao centro a Profa. Mercedes Bustamante, presidente da CAPES e à direita o Prof. Charles Morphy, eleito presidente do FOPROP para o próximo biênio.
Assessoria de Comunicação e Imprensa - Universidade Federal do ABC
Redes Sociais