Página inicial > Notícias > Reitor da UFABC representa universidade em agendas institucionais no Uruguai e na Bolívia

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2024, 17h52

Visitas aos países da América Latina incluíram atividades pela AUGM (Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu) e um encontro com o ex-presidente do Uruguai José Mujica, para comunicá-lo sobre o título honorífico que lhe será concedido pelo ConsUni/UFABC.

Nas últimas semanas, em missões institucionais alinhadas aos propósitos de internacionalização da UFABC, o reitor da Universidade, Dácio Roberto Matheus, fez duas viagens com destino a países da América Latina: a primeira, à Bolívia, aconteceu nos dias 27 e 28 de maio e a segunda, para o Uruguai, foi em junho, nos dias 11 e 12.

Agenda na Bolívia

Durante sua visita à Bolívia, o Dácio Matheus participou da 85ª Sessão do Conselho de Reitores da AUGM, sediada pela Universidad Mayor, Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca (USFX), em Sucre. Ele representou as universidades brasileiras membros da AUGM e foi responsável pela defesa bem-sucedida da inclusão de quatro novas universidades federais brasileiras na associação: Unila, UFPel, UFRN e UFPA, ampliando para 19 o número de instituições brasileiras participantes, das quais 16 são federais.

A USFX, que comemora seu quarto centenário em 2024, também foi palco de uma cerimônia solene em que reitores das universidades latino-americanas presentes, membros da AUGM, prestaram homenagem à instituição aniversariante.

Ainda durante sua estadia na Bolívia, o reitor também esteve, a convite, na Universidad Mayor de San Simón, para ministrar uma conferência sobre o projeto pedagógico da UFABC, intitulada: “El modelo matricial de la Universidad Federal del ABC”.

reitor da ufabc representa universidade em agendas institucionais no uruguai e na bolivia foto 1 usfx

reitor da ufabc representa universidade em agendas institucionais no uruguai e na bolivia foto 2 usfx

Créditos das fotos: Site oficial USFX.

reitor da ufabc representa universidade em agendas institucionais no uruguai e na bolivia foto 4 usfx

reitor da ufabc representa universidade em agendas institucionais no uruguai e na bolivia foto 3 usfx

Créditos das fotos: Site oficial Universidad Mayor de San Simón.

Agenda no Uruguai

Posteriormente, nos dias 11 e 12 de junho de 2024, Dácio Matheus esteve no Uruguai para compromissos institucionais, a convite da Prefeitura de Montevidéu e do município de Canelones. Participou da abertura do evento "Turismo 360: Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes", onde a AUGM assinou um acordo com a prefeitura de Montevidéu e a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR) no sentido de criar instrumentos para fortalecer a cooperação acadêmica e tecnológica na área do turismo.

Também em Montevidéu, com representantes do munícipio e da cidade de Canelones, o reitor da UFABC participou de reunião com gestores públicos para discutir caminhos em comum relacionados ao tema da sustentabilidade urbana. Esta agenda buscou estreitar relações e alinhar possibilidades de ações em cooperação para construção de debates e soluções conjuntas de enfrentamento aos desafios compartilhados entre as cidades uruguaias e os municípios do ABC.

Em momento marcante durante sua estadia no Uruguai, o reitor, acompanhado dos docentes da UFABC, Gisele Ducati e André Eterovick, também teve a oportunidade de visitar, em sua residência, o ex-presidente do país, José Mujica, para anunciar pessoalmente a decisão do Conselho Universitário da UFABC (ConsUni) em conceder-lhe o título de Doutor Honoris Causa. Ao reitor, Mujica agradeceu enormemente pela homenagem e expressou seu entusiasmo em vir, em breve, ao Brasil e ao ABC para receber essa honraria.

Vale lembrar que na sessão de 4 de junho de 2024, considerando a relatoria apresentada pelo professor Eterovick, o ConsUni deliberou pela concessão do título de doutor honoris causa à Mujica. Tão logo seja definida data para realização da solenidade de entrega do título, a UFABC divulgará em seus canais oficiais.

Estão na foto, da esquerda para direita: Gisele Ducati, Dácio Matheus, André Eterovick, Mujica, Lucía Topolansky e Ricardo Ehrlich. Créditos da foto: Fernando Sosa

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC