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Docentes da UFABC participam de Encontro Latinoamericano e Caribenho de Representantes de Projetos no contexto ERASMUS+ com foco na Digitalização da Educação

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 15h59

Os professores Carolina Correa de Carvalho (CECS) e Allan Moreira Xavier (CCNH) participaram presencialmente, nos dias 1 e 2 de novembro, do “ERASMUS + Cluster Meeting: Latin America and Caribbean 2024”, realizado de forma híbrida em Montevidéu, Uruguai, e pela plataforma RingCentral. Com foco na digitalização da educação, o encontro destacou o impacto da inovação e da evolução tecnológica na transformação da sociedade e do mercado de trabalho. Além de representantes de projetos ativos do programa ERASMUS + na América Latina e no Caribe, estiveram presentes pontos focais nacionais do Erasmus+ de ambas as regiões, agências nacionais, delegações da União Europeia, a Comissão Europeia e a Agência Executiva Europeia de Educação e Cultura.

O encontro reuniu instituições de ensino superior (IES) e educação profissional da América Latina, do Caribe e da Europa que desenvolvem atualmente projetos de transformação com financiamento pelo programa Erasmus+, assim como aquelas que potencialmente estão interessadas em construir propostas a partir de consórcios entre IES.

O encontro incluiu palestras sobre a implementação e promoção do programa Erasmus+ por consórcios de instituições dedicadas à formação superior e profissional. Também foram realizados painéis temáticos, abordando tópicos como Desenvolvimento de Ecossistemas Educacionais Digitais, Uso de Tecnologia Digital na Educação para Melhorar a Qualidade e Ampliar o Acesso, Foco na Inteligência Artificial e Capacitação de Alunos com Competências Digitais. Nesses painéis, representantes de projetos financiados pelo programa Erasmus+ apresentaram seus principais resultados e os impactos gerados em suas regiões.

 docentes da ufabc participam de encontro latinoamericano e caribenho de representantes de projetos no contexto erasmus com foco na digitalizacao da educacao foto 01

Figura 1. Participantes na reunião final do Erasmus + Cluster Meeting for Latin America and Caribbean. Fonte. Foto por Allan Moreira Xavier

Os professores Carolina e Allan foram convidados a representar o projeto EMBRACE — “Education Modernization Brazil, Colombia, Europe: The New Era of Digital Higher Education Cooperation” (Modernização da Educação Brasil, Colômbia e Europa: A Nova Era da Cooperação Digital no Ensino Superior) — financiado pela European Education and Culture Executive Agency (EACEA) e que integra a chamada ERASMUS-EDU-2022-CBHE. No segundo dia do evento, eles compuseram o painel intitulado “Equipping Learners with Digital Competences” (Equipar os Alunos com Competências Digitais). Os professores apresentaram as produções do projeto, desenvolvido por um consórcio que conta instituições de ensino superior brasileiras (Universidade Federal do ABC, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal de São Paulo), colombianas (Universidad Tecnológica de Pereira e Universidade del Area Andina), portuguesa (Instituto Politécnico de Bragança) e finlandesa (Häme University of Applied Sciences - coordenadora do projeto).

O projeto EMBRACE tem como objetivo principal a transformação de instituições de ensino superior através do desenvolvimento de competências digitais e pedagógicas possibilitando a criação de ecossistemas de aprendizagem que articulem a formação universitária com demandas do mercado de trabalho e da sociedade. Deste modo, pensamos que o nosso ecossistema de aprendizagem envolve docentes, alunos, gestores, staff, membros da sociedade civil, representantes do mercado de trabalho, articulando conhecimentos pedagógicos, conhecimentos de conteúdo, tecnologias digitais, diferentes idiomas e culturas, de modo a produzir ambientes globalizados para resolução de problemas locais e regionais, que se entendem em constante transformação, exigindo destes elementos, a sustentabilidade do processo de inovação pedagógica.

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Figura 2. Professores da UFABC (Allan, à esquerda, e Carolina, à direita) discutindo os resultados do projeto EMBRACE no painel “Equipando alunos com competências digitais”. Fonte. Foto de Sanna Ruhalaht

Allan destacou que a opção por MOOCs (Massive Online Open Courses) dá-se pela variedade de concepções e de possibilidades de formação continuada de docentes que atuam no ensino superior. “Sendo a formação pedagógica uma urgência em um mundo em constante transformação e tendo cada instituição suas próprias políticas de formação docente, pensamos que os MOOCs possam compor - e são substituir ou se tornarem as únicas - estratégias utilizadas pelas IES já que possibilitam formação em tempos e espaços variados, de modo autônomo e sem necessidade de mediação síncrona de um profissional experiente.”comentou o professor.

Cientes das limitações e possibilidades dos MOOCs, o professor Allan apontou a horizontalidade no trabalho desenvolvido no EMBRACE como um de seus pontos de sucesso: “Notamos entre os participantes dos consórcios diferenças que identificamos como potencialidades institucionais: nas instituições brasileiras, há uma maior expertise na produção de materiais digitais e na diversidade curricular; nas instituições colombianas e na portuguesa, há uma maior abertura para o desenvolvimento de parcerias institucionais e criação de ecossistemas de aprendizagem com o mundo do trabalho; e na instituição finlandesa, há um investimento direto da gestão no planejamento, criação e implementação de transformações educativas. Assim como os MOOCs podem complementar a formação propiciadas pelas IES, o trabalho no EMBRACE produziu espaços de cooperação entre as IES, em que a diretriz era colaborativo, e não impositivo: as trocas de experiências, as produções em corresponsabilidade e o respeito às particularidades contextuais estão presentes em todas as ações desenvolvidas, e tornaram-se parte do “currículo oculto” deste projeto: são valores e estratégias que foram modos de fazer docência que vão além das descrições de competências e dos objetos produzidos.”

 

A profa. Carolina comenta que participar do fórum do Erasmus + em Montevidéu, reforçou os desafios que as IES enfrentam de promover um ensino significativo na era digital, considerando aspectos como ética, inteligência artificial- IA, internet das coisas – IoT e os objetivos de desenvolvimento sustentável - ODS: “Atualmente é nítido como as IES assumem um papel de grande importância ajudando a sociedade a crescer desenvolver-se digitalmente de forma saudável, igualitária e diversa”. “Foi excelente perceber como o projeto EMBRACE está na vanguarda, não apenas na discussão desses temas urgentes, mas também participando da chamada a Capacity-building in Higher education - CBHE que tem o objetivo de impactar efetivamente as IES por meio de ações de suporte e da parceria das IES envolvidas no consórcio”.

A profa. Carolina enfatiza a importância da gestão educacional estratégica nas IES como um elemento fundamental para a transformação institucional do ensino superior: “Além de estabelecer objetivos de desenvolvimento do ensino digital voltados para o futuro e para o mundo real, é necessário que a liderança adote uma abordagem colaborativa, envolvendo docentes, estudantes e o mundo do trabalho de forma horizontal, conduzindo e fomentando a construção de um ecossistema de aprendizagem em que as tecnologias atuem como propulsoras dessa transformação.” Carolina também ressalta que compreender as necessidades do corpo docente em relação ao desenvolvimento de competências digitais, pedagógicas e outras é primordial para construir e promover uma cultura de desenvolvimento profissional nas IES, ação esta que sustenta e viabiliza essas transformações a longo prazo. Carolina aponta que o contexto Brasileiro apresenta desafios: “Pontos como desigualdades sociais, acessibilidade e inclusão são aspectos que devem ser cuidadosamente abordados ao longo desse processo de transformação para evitar a ampliação da exclusão de grupos desfavorecidos”.

Enfatiza que a UFABC lidera a agenda de transformação digital ao participar do projeto EMBRACE, o que representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento da instituição e para auxiliar a transformação de outras IES brasileiras e internacionais.

Em consonância com as prioridades estratégicas do Plano de Ação Europeu para a Educação Digital (2021-2027), o programa Erasmus+ pode desempenhar um papel fundamental no apoio a cidadãos de todas as idades na aquisição das competências e competências digitais de que necessitam para viver, aprender, trabalhar, exercer os seus direitos, estar informados, aceder a serviços online, comunicar, consumir criticamente, criar e disseminar conteúdos de educação digital.

Referências

European Commission: Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture, Erasmus+ projects – Digital in education for Latin America and Caribbean, Publications Office of the European Union, 2024, https://data.europa.eu/doi/10.2766/288030

Education Modernization Brazil, Colombia, Europe the new era of digital higher education cooperation. EMBRACE. Site oficial: https://embrace.edu.co/category/blog/


 Texto por Allan Moreira Xavier e Carolina Corrêa de Carvalho. Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC.

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