Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Notícias > Experiência de formação continuada docente da equipe UFABC e a elaboração de cursos MOOC no projeto EMBRACE
Início do conteúdo da página

Experiência de formação continuada docente da equipe UFABC e a elaboração de cursos MOOC no projeto EMBRACE

Publicado: Quinta, 13 de Março de 2025, 11h25

a imagem ilustra o momento final de um dos encontros online dos participantes da formação docente. Organizados em janelas na tela do aplicativo ZOOM é possível identificar os rostos de alguns participantes. No canto superior esquerdo a imagem do rosto sorridente da professora Essi, da Hamk, que conduziu a sessão. Na sequência, os rostos atentos dos participantes da UFABC, Carla Rodriguez, Graciela Watanabe, Allan Xavier, Michele Sato, Carolina Carvalho e João Sato, distribuídos entre outros parceiros das instituições brasileiras (IFES e IFSP) e colombianas (UTP e Areandina)

Figura 1: Equipes das Universidades parceiras do EMBRACE em evento online da formação docente. 

As atividades de formação docente do projeto EMBRACE-Education Modernization Brazil, Colombia, Europe: The New Era of Digital Higher Education Cooperation contou com a participação de 25 professores das instituições parceiras do projeto, incluindo 5 docentes da UFABC, para atuar como Institutional Developers (IDs) liderados pela instituição finlandesa HAMK. Os docentes da UFABC envolvidos na formação foram divididos em dois grupos complementares, os IDs responsáveis pela estruturação pedagógica e tecnológica dos cursos, assegurando que o design dos MOOCs esteja alinhado com as práticas de ensino-aprendizagem, formado por Graciella Watanabe e Allan Xavier (CCNH), Michelle Sato e Júlio Facó (CECS), e João Sato (CMCC); e os Experts, composto por Carolina Carvalho (CECS) e Carla Rodriguez (CMCC) que trazem para o projeto EMBRACE sua expertise em áreas específicas de desenvolvimento de competências pedagógicas e tecnológicas. Os docentes, após a formação, são capazes de promover e acompanhar outros colegas docentes e promover melhorias nos processos institucionais, com base nas abordagens pedagógicas discutidas.

A formação docente dos IDs teve início com um evento presencial de três dias em Vitória/ES, Brasil, entre 30 de agosto e 1º de setembro de 2023, sediado e organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e seguiu um modelo híbrido, com sessões síncronas e atividades assíncronas em plataformas digitais até fevereiro de 2024. O processo de formação foi estruturado em torno de duas abordagens centrais: CLIL (Content and Language Integrated Learning) e Pedagogia¹, metodologias escolhidas por seu potencial de integrar o desenvolvimento de competências pedagógicas e linguísticas com tecnologias digitais, promovendo uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e contextualizada para os docentes. Ao longo desse processo, os docentes começaram a desenvolver materiais educativos e a planejar a elaboração dos cursos massivos (MOOCs).

Para saber mais sobre a experiência de formação docente da equipe UFABC, acesse o blog do site oficial do EMBRACE.

Elaboração dos MOOCs: multiplicidade de saberes

No topo da figura o cabeçalho conta com uma imagem de cor azul marinho cortada por feixes de retas e pontos de cor azul clara. No canto esquerdo da imagem está escrito Cursos abertos - Instituto Federal do Espírito Santo e está disponível o menu de acesso às opções: Página inicial, Cursos Buscar e Embrace. Na parte inferior da figura são apresentados lado a lado os três cursos MOOC do EMBRACE disponíveis: 1. DIGIPEDA - Competências Digitais e Pedagógicas; 2. Pedagogias Ativas com Uso de Ferramentas Digitais; e 3. Mundo do Trabalho: Competências Digitais e Inovação.

Figura 2: Página dos cursos abertos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Link para o site dos MOOCs do EMBRACE no IFES

A elaboração e oferta piloto dos três MOOCs, planejados em três idiomas (inglês, português e espanhol) pelas equipes de IDs e Experts de cada instituição parceira, contou com reuniões na maioria das vezes online, quando foram estabelecidas as competências digitais, de acordo com as orientações do DigicompEdu. A Equipe UFABC se dedicou ao desenvolvimento do MOOC 1, focado em "Competências Digitais e Pedagógicas" (Digipeda), do MOOC 2, que aborda "Pedagogias Ativas com Uso de Ferramentas Digitais", e do MOOC 3, que trata de "Competências Digitais e Inovação no Mundo do Trabalho". Os cursos estão instanciados no AVA MOODLE do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e toda a estrutura, comum aos três cursos, seguiu a metodologia de desenvolvimento de MOOCs da instituição, que geriu todo o processo. A elaboração dos conteúdos e propostas de atividades pelas equipes parceiras seguiu a abordagem baseada em competências e aprendizagem centrada no estudante, estudadas durante a formação. A estratégia de trabalho em equipes foi fundamental para o desenvolvimento dos MOOCs, permitindo a distribuição eficiente de tarefas e o aproveitamento das habilidades específicas de cada integrante. No entanto, também ficou evidente que cada instituição tem suas particularidades, e que a importação direta de modelos estrangeiros nem sempre é viável. Nesse sentido, a colaboração internacional foi vista como uma oportunidade para adaptar boas práticas às realidades locais, respeitando as especificidades culturais e institucionais de cada universidade parceira.

Para saber mais sobre a experiência da equipe UFABC na elaboração dos MOOCs, acesse o blog do site oficial do EMBRACE


Texto elaborado por: Equipe EMBRACE UFABC (Allan Xavier, Carla Rodriguez, Carolina Carvalho, Denise Consonni, Geovane Sousa, João Sato, Júlio Facó e Michelle Sato). Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC).

1 Beetham, Helen, & Sharpe, Rhona (Eds.) (2013). Rethinking Pedagogy for a Digital Age: Designing for 21st Century Learning (2nd ed.). Routledge. Anderson, Terry (2008). The Theory and Practice of Online Learning (2nd ed.). Athabasca University Press.


 Para obter mais informações sobre o projeto EMBRACE e suas iniciativas, você pode acessar: Artigo publicado na Revista Pesquisa UFABC nº. 35, de setembro/2023, páginas 50 a 55 - Per(cursos) de pesquisadoras na formação docente: possibilidades e desafios para a transformação institucional em educação e tecnologias

Notícia publicada no site da HAMK University of Applied Sciences (FI) em setembro/2023 (em inglês) em - EMBRACE Project Sets Sail – Modernizing Higher Education in Latin America through the new era of digital higher education cooperation

Notícia publicada no site da UFABC em outubro de 2023: Transformação digital no ensino superior: UFABC rumo ao desenvolvimento de um ecossistema de aprendizagem

Notícia publicada no site da HAMK University of Applied Sciences (FI) em março de 2024: Developing pedagogical leadership in Latin America - HAMK

Notícia publicada no site da UFABC em março de 2024: Equipe EMBRACE/UFABC discute estratégia para transformação digital no ensino superior em encontro na Finlândia

Notícia publicada no site da UFABC em outubro de 2024: Docentes da UFABC participam de Encontro Latinoamericano e Caribenho de Representantes de Projetos no contexto ERASMUS+ com foco na Digitalização da Educação

Blog Embrace Oficial: embrace.edu.co

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página