Experiência de formação continuada docente da equipe UFABC e a elaboração de cursos MOOC no projeto EMBRACE
Figura 1: Equipes das Universidades parceiras do EMBRACE em evento online da formação docente.
As atividades de formação docente do projeto EMBRACE-Education Modernization Brazil, Colombia, Europe: The New Era of Digital Higher Education Cooperation contou com a participação de 25 professores das instituições parceiras do projeto, incluindo 5 docentes da UFABC, para atuar como Institutional Developers (IDs) liderados pela instituição finlandesa HAMK. Os docentes da UFABC envolvidos na formação foram divididos em dois grupos complementares, os IDs responsáveis pela estruturação pedagógica e tecnológica dos cursos, assegurando que o design dos MOOCs esteja alinhado com as práticas de ensino-aprendizagem, formado por Graciella Watanabe e Allan Xavier (CCNH), Michelle Sato e Júlio Facó (CECS), e João Sato (CMCC); e os Experts, composto por Carolina Carvalho (CECS) e Carla Rodriguez (CMCC) que trazem para o projeto EMBRACE sua expertise em áreas específicas de desenvolvimento de competências pedagógicas e tecnológicas. Os docentes, após a formação, são capazes de promover e acompanhar outros colegas docentes e promover melhorias nos processos institucionais, com base nas abordagens pedagógicas discutidas.
A formação docente dos IDs teve início com um evento presencial de três dias em Vitória/ES, Brasil, entre 30 de agosto e 1º de setembro de 2023, sediado e organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e seguiu um modelo híbrido, com sessões síncronas e atividades assíncronas em plataformas digitais até fevereiro de 2024. O processo de formação foi estruturado em torno de duas abordagens centrais: CLIL (Content and Language Integrated Learning) e Pedagogia¹, metodologias escolhidas por seu potencial de integrar o desenvolvimento de competências pedagógicas e linguísticas com tecnologias digitais, promovendo uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e contextualizada para os docentes. Ao longo desse processo, os docentes começaram a desenvolver materiais educativos e a planejar a elaboração dos cursos massivos (MOOCs).
Elaboração dos MOOCs: multiplicidade de saberes
Figura 2: Página dos cursos abertos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Link para o site dos MOOCs do EMBRACE no IFES
A elaboração e oferta piloto dos três MOOCs, planejados em três idiomas (inglês, português e espanhol) pelas equipes de IDs e Experts de cada instituição parceira, contou com reuniões na maioria das vezes online, quando foram estabelecidas as competências digitais, de acordo com as orientações do DigicompEdu. A Equipe UFABC se dedicou ao desenvolvimento do MOOC 1, focado em "Competências Digitais e Pedagógicas" (Digipeda), do MOOC 2, que aborda "Pedagogias Ativas com Uso de Ferramentas Digitais", e do MOOC 3, que trata de "Competências Digitais e Inovação no Mundo do Trabalho". Os cursos estão instanciados no AVA MOODLE do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e toda a estrutura, comum aos três cursos, seguiu a metodologia de desenvolvimento de MOOCs da instituição, que geriu todo o processo. A elaboração dos conteúdos e propostas de atividades pelas equipes parceiras seguiu a abordagem baseada em competências e aprendizagem centrada no estudante, estudadas durante a formação. A estratégia de trabalho em equipes foi fundamental para o desenvolvimento dos MOOCs, permitindo a distribuição eficiente de tarefas e o aproveitamento das habilidades específicas de cada integrante. No entanto, também ficou evidente que cada instituição tem suas particularidades, e que a importação direta de modelos estrangeiros nem sempre é viável. Nesse sentido, a colaboração internacional foi vista como uma oportunidade para adaptar boas práticas às realidades locais, respeitando as especificidades culturais e institucionais de cada universidade parceira.
Texto elaborado por: Equipe EMBRACE UFABC (Allan Xavier, Carla Rodriguez, Carolina Carvalho, Denise Consonni, Geovane Sousa, João Sato, Júlio Facó e Michelle Sato). Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC).
1 Beetham, Helen, & Sharpe, Rhona (Eds.) (2013). Rethinking Pedagogy for a Digital Age: Designing for 21st Century Learning (2nd ed.). Routledge. Anderson, Terry (2008). The Theory and Practice of Online Learning (2nd ed.). Athabasca University Press.
Para obter mais informações sobre o projeto EMBRACE e suas iniciativas, você pode acessar: Artigo publicado na Revista Pesquisa UFABC nº. 35, de setembro/2023, páginas 50 a 55 - Per(cursos) de pesquisadoras na formação docente: possibilidades e desafios para a transformação institucional em educação e tecnologias
Notícia publicada no site da HAMK University of Applied Sciences (FI) em setembro/2023 (em inglês) em - EMBRACE Project Sets Sail – Modernizing Higher Education in Latin America through the new era of digital higher education cooperation
Notícia publicada no site da UFABC em outubro de 2023: Transformação digital no ensino superior: UFABC rumo ao desenvolvimento de um ecossistema de aprendizagem
Notícia publicada no site da HAMK University of Applied Sciences (FI) em março de 2024: Developing pedagogical leadership in Latin America - HAMK
Notícia publicada no site da UFABC em março de 2024: Equipe EMBRACE/UFABC discute estratégia para transformação digital no ensino superior em encontro na Finlândia
Notícia publicada no site da UFABC em outubro de 2024: Docentes da UFABC participam de Encontro Latinoamericano e Caribenho de Representantes de Projetos no contexto ERASMUS+ com foco na Digitalização da Educação
Blog Embrace Oficial: embrace.edu.co
Redes Sociais