Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Notícias > Transformação digital no ensino superior: UFABC rumo ao desenvolvimento de um ecossistema de aprendizagem
Início do conteúdo da página

Transformação digital no ensino superior: UFABC rumo ao desenvolvimento de um ecossistema de aprendizagem

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 10h24

 Todos os participantes do EMBRACE juntos (Finlândia, Portugal, Brasil e Colômbia) em pé e agachados, acenando para a foto no pátio do CeFor, Vitória.

Figura 1: Equipe EMBRACE no final da abertura do projeto em Vitória

 

Docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do ABC (UFABC) estão desempenhando papel de destaque em projeto inovador que visa modernizar o ensino superior na América Latina, por meio da cooperação internacional.

O projeto, intitulado EMBRACE: “Education Modernization Brazil, Colombia, Europe - the new era of digital higher education cooperation” (Modernizando a Educação Brasil, Colômbia e Europa - a nova era da cooperação digital no ensino superior), foi aprovado no âmbito da chamada ERASMUS-EDU-2022-CBHE, Desenvolvimento de Competências no Campo do Ensino Superior, Eixo 2: Parcerias para Transformação no Ensino Superior. Essa ação do CBHE apoia a cooperação internacional a partir de parcerias multilaterais entre organizações de educação superior para melhorar a qualidade e a modernização do ensino em países não associados ao programa Erasmus+. O projeto EMBRACE teve início em abril de 2023 e desenvolverá suas atividades até março de 2026 com financiamento pela European Education and Culture Executive Agency (EACAE).

Liderado pela Häme University of Applied Sciences (HAMK), na Finlândia, que tem uma longa tradição de excelência em educação, o EMBRACE também conta com a participação de instituições do Brasil, Colômbia e Portugal. A participação brasileira é composta pela UFABC e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) e de São Paulo (IFSP). Já a participação é composta pela Fundación Universitaria del Área Andina (Areandina) e Universidad Tecnológica de Pereira (UTP); e a portuguesa por meio do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Com o objetivo de aprimorar o cenário do ensino superior da região, o projeto EMBRACE promove a capacitação das instituições parceiras para se adaptarem aos desafios da era digital. O projeto se concentra em diversas áreas, incluindo a gestão da qualidade, na formação docente e de gestores para inovação na educação, no desenvolvimento de competências digitais e pedagógicas, fomento à colaboração entre academia, sociedade e indústria na construção de ecossistemas de aprendizagem mais inclusivos e centrados no estudante, além da sustentabilidade das ações educativas. Inclui, também, uma série de iniciativas inovadoras, como a criação de novos currículos, o desenvolvimento de métodos de ensino e recursos de aprendizagem interativos e a pesquisa de ponta em educação digital, bem como a implementação de estratégias de ensino-aprendizagem centradas no aluno, concentrando-se em questões de acessibilidade e inclusão, visando garantir que a educação superior esteja disponível, independentemente de suas circunstâncias.

A equipe de pesquisa da UFABC, liderada pela professora Carolina Corrêa de Carvalho (CECS), está composta por docentes dos 3 centros acadêmicos, técnico-administrativos e pesquisadores convidados, a saber: Allan Xavier (CCNH), Carla Oliveira (ProGrad), Carla Rodriguez (CMCC), Denise Consonni (Convidada, professora Colaboradora da UFABC), Geovane Sousa (Convidado), Graciella Watanabe (CCNH), João Sato (CMCC), Júlio Facó (CECS) e Michelle Sato (CECS). Essa diversidade na equipe destaca a interdisciplinaridade e a participação plural, específicos de um projeto que exige o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos especializados para apoiar e modelar o futuro da educação na região.

O projeto EMBRACE teve início com o evento presencial de abertura em Vitória-ES, que ocorreu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro de 2023, sediado e organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). O evento marcou o começo das atividades práticas do projeto e ofereceu oportunidade para os participantes interagirem e trocarem ideias, fomentando um espírito de colaboração e cooperação entre as instituições envolvidas, além de iniciar a série de workshops práticos para os professores, a fim de estabelecer as bases para a implementação bem-sucedida do processo de capacitação do projeto.

Os 8 participantes da equipe UFABC no EMBRACE Allan Xavier, Carla Rodriguez, Carolina Corrêa de Carvalho, Denise Consonni, Geovane Sousa, Graciella Watanabe, João Sato e Michelle Sato abraçados de pé em um píer de madeira e ao fundo a ponte que liga a cidade de Vitória a Vila velha, cercada pelo mar.

Figura 2: Equipe EMBRACERs UFABC em passeio cultural na abertura do projeto em Vitória.

Da esquerda para direita Allan Xavier, João Sato, Geovane Sousa), Graciela Watanabe, Carla Lopes Rodriguez, Michelle Sato, Carolina Carvalho e Júlio Facó ao fundo com imagem projetada em monitor).  

Figura 3: Equipe UFABC WP2 (Pacote de trabalho 2, Formação dos Professores - Competências digitais e pedagógicas) no KickOff Vitória.

 

“Participar do projeto EMBRACE é uma oportunidade única de fazer parte de uma mudança significativa na educação. Estamos entusiasmados por contribuir para o desenvolvimento de soluções educacionais de ponta que beneficiarão as instituições parceiras e em todo o mundo”, afirmou a Coordenadora do projeto na UFABC, a profa. Carolina Corrêa de Carvalho.

O projeto EMBRACE está alinhado com os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que pretende garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa a todos, por meio de ações que promovam a igualdade de acesso à educação e aprimoramento da qualidade do ensino superior.

À medida que o projeto EMBRACE ganha velocidade, o público-alvo: estudantes, docentes, gestores educacionais, membros da comunidade civil organizada, entidades representativas, e o setor industrial, aguardam ansiosamente os resultados positivos que o EMBRACE busca oferecer. Ao aprimorar as competências digitais e pedagógicas dos professores, fomentar a colaboração entre a academia, sociedade e indústria e criar um ecossistema de aprendizado sólido, o projeto pretende elevar o ensino superior a novos patamares nas instituições parceiras, beneficiando, em última análise, a região e suas futuras gerações de estudantes.

A próxima etapa do projeto está prevista para os dias 3 a 10 de novembro de 2023 e será sediada pela Häme University of Applied Sciences (HAMK), na Finlândia. Esta fase dará início a uma série de workshops de capacitação de gestores para o desenvolvimento de competências educacionais, ponto chave do projeto com a finalidade de dar sustentabilidade às transformações digitais atuais e futuras no motivando e dando suporte aos atores envolvidos no processo.

Para obter mais informações sobre o projeto EMBRACE e suas iniciativas, você pode acessar o artigo publicado na Revista PesquisABC nº. 35, de setembro/2023, páginas 50 a 55, disponível na página da Revista PesquisaABC, no site da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC (PROPES), e a notícia publicada no site da HAMK University of Applied Sciences (FI) em setembro/2023 (em inglês) na página EMBRACE Project Sets Sail – Modernizing Higher Education in Latin America through the new era of digital higher education cooperation


Texto: Docente Carolina Carvalho (UFABC) / Allan Xavier (UFABC), Carla Rodriguez (UFABC), Denise Consonni (professora Colaboradora da UFABC), Geovane Sousa (Convidado), Graciella Watanabe (UFABC), João Sato (UFABC), Júlio Facó (UFABC) e Michelle Sato (UFABC.

Adaptação e Revisão: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC) e Assessoria de Relações Internacionais (ARI UFABC).

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página